sábado, 23 de agosto de 2008

Natalidade na Freguesia de Alcoutim em 1850


Desenho de J.V.

A última vez que estivemos no Arquivo Distrital do Algarve, no dia 17 de Julho último, a nossa direcção de pesquisa foi gorada pois aquilo que pensávamos ir encontrar, o assento de baptismo de um indivíduo, natural de Martim Longo, já que tínhamos a data do nascimento (dia, mês e ano) não obteve êxito. Pensamos que teria lá nascido mas acabou por receber o sacramento do baptismo noutra Paróquia.

Como não levávamos preparada qualquer outra pesquisa e elas obedecem a uma preparação prévia e falo não pelo que aprendi nos bancos universitários, mas pela minha experiência de décadas, não perdi mais tempo e requisitei para consulta os dois livros mais antigos de assentos de baptismo da freguesia de Alcoutim e fui apontando aquilo que considerei de meu interesse, principalmente quando metia famílias que são do meu conhecimento e que têm significado para Alcoutim.

O ano de 1849 não estava completo, a primeira parte (possivelmente um volume), encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Verificámos que durante o ano de 1850 nasceram na freguesia de Alcoutim, 77 crianças o que dá uma média superior a duas, por mês!

Na vila nasceram, 11 e igual número nos Balurcos. Logo a seguir e apenas com menos uma (10), vem o monte de Afonso Vicente, depois Cortes Pereiras com 9, Palmeira 8, Sta. Marta 6, Guerreiro do Rio 4, Álamo, Corte da Seda e Corte Tabelião 3, Laranjeiras, Corte das Donas, Vascão e Torneiro 2 e no pequeno monte do Marmeleiro nasceu 1 criança.

Para encontrar um número aproximado de nascimentos na freguesia e em relação ao presente, teríamos de recuar muitos anos, possivelmente às décadas de 20 e 30 do século passado.

É um dado que fica para todos nós reflectirmos e principalmente para os políticos fazerem um balanço honesto da sua acção.