sábado, 26 de julho de 2008

Primeira Análise

Tendo-se desenrolado o “parto” em 19 de Junho último, pensamos, após um mês de vida real, ser a altura de fazermos o primeiro balanço e procurar tirar algumas conclusões.

Neste espaço de tempo mandámos para o MUNDO dezasseis escritos divididos em oito secções, tantas são as que já criámos.

A mais desenvolvida é, por motivos óbvios, a “Câmara Escura”com a publicação de seis fotografias acompanhadas de pequenas notas que julgamos pertinentes.

Os visitantes rondaram as duas centenas o que consideramos significativo para um concelho de reduzida população, onde o analfabetismo sempre grassou e a pobreza material um facto.

Além destes factores importantes, outros contam como a dificuldade de cobertura pela Internet e mesmo muita gente com escolaridade média ou acima da média, rejeitaram completamente as novas tecnologias nunca querendo a elas aderir, o que teriam feito com muita facilidade.

Todos conhecemos pessoas deste tipo e que por vezes a televisão tem mostrado, deixando os telespectadores de boca aberta. Não vou indicar factos pois todos nós os conhecemos!

Quem não se lembra de ouvir perguntar a um político de charneira o que significava este símbolo @?

A grande maioria dos concelhos, através de apoios comunitários, implementou gratuitamente o uso da Internet, dando e fomentando formação básica a todos que o desejassem, novos e terceira idade, incluindo todos os extractos sociais

Não me consta que Alcoutim tivesse aderido a este programa.

Um blogue, tem que ter algum dinamismo, criá-lo, deixando-o parado, é morte certa.
Deixa-se de o visitar dado que é sempre a mesma coisa. Por outro lado, não podemos exagerar na produção pois pode ultrapassar as necessidades dos visitantes e originar a falta da sua leitura, que é afinal, a nosso ver, o mais importante.

Como tudo na vida, e é bom que assim aconteça, não existe unanimidade de opinião. Uns acham bem a sua existência e até já se manifestaram quanto a isso, ora através do envio de e-mails, ora oralmente; outros, tenho absoluta certeza, detestam e verberam-no e que por absoluta cobardia e tacanhez, são incapazes de o dar a público.

Até agora ainda não recebi qualquer e-mail nesse sentido mas se o vier a receber e se o seu autor estiver devidamente identificado, dá-lo-ei a público com as considerações que julgar oportunas.

Irei agora transmitir extractos de alguns dos e-mails que recebi, uns de pessoas plenamente identificadas como amigas ou conhecidas, outras, que nunca vi. Por estes recortes é possível verificar a opinião de quem pretendeu manifestá-la.

Comecemos por um alcoutenejo que não conheço, que saiu com poucos meses para outra zona do país e que, como bom filho, não foi bastante para esquecer a terra que o viu nascer.
Manifestou-se, nos seguintes termos. "Felicito-o pelo seu blogue que mão amiga de Alcoutim me fez chegar, tanto por ser uma voz dessa terra tão antiga e sempre tão pobre e esquecida, como pelo real prazer que retiro da sua escrita e do seu testemunho".
E continua: "Alcoutenejo (nascido em … … há 53 anos, daí saí com a idade de meses) lembro sempre esse “sertão” e vou tentando seguir, embora de longe, o seu dia a dia.
O seu blogue vai passar a ser, claro, meio precioso e privilegiado de saber novas de toda essa região.
Agradeço-lhe antecipadamente, por isso e faço votos para prosseguir no seu trabalho."

Um Amigo que a escrita criou, enviou e-mail do qual extraímos: "Acabo de visitar o seu blogue Alcoutim Livre. Está magnífico. Se tivesse um livro de assinaturas para visitantes, tinha-lhe escrito umas palavras de admiração, como aliás acontece com tudo o que … escreve.
… fiquei com inveja. Se um dia tiver coragem ainda tento imitá-lo. Espero que continue …"
Alguém que comigo aprendeu não só a profissão, teve a amabilidade de escrever: - "Tem aí um excelente Blog, denotando uma fácies jornalística, está muito bem organizado, esquematizado com um grafismo profissional. Acho no entanto, se me permite, que está a colocar os temas muito juntos. De qualquer maneira, um trabalho de excelência."

De outro dos e-mails emanados de Faro, extraímos:" …não deve deixar morrer o José Varzeano no jornal, porque muitos dos seus leitores não têm acesso à Globosfera nem sabem o que é isso.
… não pare de escrever que é um grande trabalho … o José Varzeano é do Povo e o Povo só lê os jornais …"

De um cariz especial é o extracto que fizemos de outra comunicação oportunamente recebida:-" … não é homem de gozar a reforma no banco do jardim, já sabíamos, tão pouco de se ficar pelas batatas da horta, os livros são aquela paixão.
… bem confesso que lhe coloco a bitola bem alto por precaução, mas esta apanhou-me completamente.
O meu amigo na globosfera?
Rendido às invenções dos noctívagos modernos?"

De Espanha, uma prezada amiga, comentou:-" … le comento que su blog es muy interessante y necesario: las nuevas tecnologias son el futuro."

De um casal amigo, de Alcoutim recebemos a seguinte mensagem:- "Acabámos de visitar o seu blogue e vimos saudá-lo pela iniciativa e pela confecção. O concelho de Alcoutim tem mais uma tribuna, fica mais rico. Parabéns."

Vou terminar a referência aos e-mails e certamente devido às Efemérides que publiquei, com um muito sucinto e que pergunta:-" No dia 7(de Julho), em 65, quem é que estava na recepção a sua Exª o Almirante Américo Thomaz?"

Meu amigo, vou aproveitar para lhe responder: - Não sei, pois ainda não conhecia Alcoutim. Certamente que foram as forças vivas da terra, encabeçadas pelo então Presidente da Câmara, e com certeza onde não teriam faltado o Presidente da União Nacional concelhia, que sempre existiu no concelho, militantes desse Partido, de que tenho dois ou três como referência e certamente os legionários que os havia em número considerável. Possivelmente mais alguém.
É a única coisa que lhe posso dizer, mas se ainda não fizeram desaparecer um célebre álbum de fotografias que existia na Câmara Municipal e que nunca me deram a possibilidade de ver, poderá um dia dizer-se quem fez a recepção, além das Entidades a isso “obrigadas”.

Para terminar este arrazoado direi que não estou nada desiludido com o meu trabalho, esperando continuar a receber as visitas de todos aqueles que continuam a interessar-se por este concelho, sendo ou não seus filhos.

A todos eles dedico estas palavras desejando que passem a mensagem a conterrâneos e amigos e que assim possam divulgar o que existe de bom em Alcoutim, mas nunca faltando à verdade e escamoteando o que é mau.

Obrigado VISITANTES. Um abraço do tamanho do MUNDO.

Veremos até quando resisto!