domingo, 14 de setembro de 2008

O último Presidente da Comissão Política da UN/ANP em Alcoutim


A escrita deste pequeno apontamento surgiu numa conversa de almoço.

Digo eu para a minha interlocutora:
- Sabes quem era o Presidente da A.N.P. em Alcoutim quando se deu o 25 de Abril?

Naturalmente respondeu-me que não. E então, pronunciei o nome de quem “exercia” o cargo. Ficou de boca aberta, dizendo:- Não acredito!
Tinha razões para assim pensar.

Eu conheci a história relativamente bem.

Não me esqueço que logo depois do 25 de Abril o homem rindo, a que eu me associei, disse-me conversando:- Então eu era o chefe dos fascistas e não sabia o que era isso!

Era verdade, tratava-se de uma excelente pessoa, do melhor que conheci em Alcoutim e que um dia, alguém, que sabia muitíssimo bem o que era a União Nacional lhe entrou pela porta dentro e lhe disse. Fulano, tens que assinar isto que é para bem da nossa terra.
E numa situação destas, o homem não teve dúvida nenhuma em assinar o papel para assim se resolver o assunto.

Se o homem estava inscrito em tal organização política, não sei mas penso que não, na altura era necessário mandar para Lisboa a papelada referente à constituição da comissão política local que, segundo me dizem, sempre existiu. Não sei quem abandonou o lugar.

É claro que estas comissões, segundo presumo, nunca funcionaram, pelo menos em reuniões formais, é isso de que estou convencido pelo que conheço dos arquivos locais.

Considero que este pequeno facto demonstra perfeitamente que muitas pessoas que tinham o seu nome metido nestas coisas, nada conheciam de política, eram trabalhadores e honestas e que se deixavam arrastar por aqueles que sabiam efectivamente o que estavam fazendo e que iam obtendo recompensas que de outro modo não conseguiriam.

A correspondência existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, já identificada, esclarecerá um dia se alguém tiver interesse nisso, muitas situações completamente desconhecidas.