terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Saia Curta da Pateira


Com esta muito curta lenda, vamos iniciar hoje esta nova secção do blogue, esperando que tenha os seus interessados.

O lendário foi sempre um assunto que nos interessou e já algumas vezes o temos referido nalguns escritos.

Como quase sempre acontece nestes assuntos, as opiniões não são coincidentes, com diferenças no tempo e na descrição, quase sempre e obviamente, pouco definidas.

O que todos referem é que ouviram falar na Saia Curta da Pateira!

Uns afirmam que sempre ouviram falar nisso, outros que é uma coisa relativamente recente. Quem tem razão, não sei.

Quem ronda hoje os oitenta anos, e mesmo quem já os passou, em jovens era-lhes metido medo com a aparição da Saia Curta da Pateira, se de noite passassem pelos sítios que ela notoriamente frequentava e que se situavam entre o moinho da Pateira, nas proximidades de Afonso Vicente e o Carapeto, hoje na berma da estrada, a caminho das Cortes Pereiras.

Sabe-se que vestia toda de branco e que a saia era curta e daí a sua identificação.

Os malefícios que ela tinha causado ou causava, é que nunca consegui identificar pois quando se chega a essa explicação, ninguém adianta nada.

Ainda hoje, entre os poucos habitantes de Afonso Vicente e aqueles que lá nasceram, quando calha, é referida a Saia Curta da Pateira, conforme o espírito de cada um e as circunstâncias em que se fala.

Muito recentemente e para tentar encontrar mais alguma informação, perguntei a três naturais do monte se já tinham ouvido falar nela. Um, disse que nunca tinha ouvido tal coisa, (afastou-se muito cedo do monte) outro, o mais novo, que isso eram coisas do antigamente e o mais velho, rindo-se, “esclareceu”: - eles não sabem nada! A Saia Curta era de Afonso Vicente e tinha encontros nocturnos e amorosos com o lobisomem, das Cortes Pereiras, ao Carapeto!

Chegando entretanto um natural e residente nas Cortes Pereiras, não conhecendo a estória, acabou por afirmar que depois desta conversa percebeu porque é que um dia tinha visto sair do Carapeto, uma espécie de estrela cintilante que desapareceu a caminho de Santa Marta!

Quem é que sabe acrescentar mais a esta lenda que se não ficar escrita, se perderá com o decorrer do tempo?