sábado, 6 de junho de 2009

Assembleia Popular Democrática


Pequena Nota

A pág. 155 do nosso último trabalho em livro, A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», 2007, escrevemos: Na aldeia reuniu-se a população interessada com o fim de escolher uma comissão administrativa para a Junta de Freguesia, isto devia ter ocorrido pelo mês de Junho, se a memória não me atraiçoa.

Com os elementos recolhidos nessa assembleia, organizei uma acta que foi entregue na Câmara Municipal, já então com Comissão Administrativa e esta fez chegar ao MDP/CDE de Faro que a enviou ao Governador Civil, nomeando este uma Comissão Administrativa para a Junta de Freguesia, presidida por Henrique António, a pessoa mais votada nessa assembleia.

Não nos lembrávamos que tínhamos ficado com uma cópia, através do antigo papel químico e que agora, procurando outro documento, nos apareceu e que teria documentado bem esse espaço.

Como na altura não foi possível, damo-la agora a conhecer.

Por lapso não foi indicada a data e hora da assembleia.

[Henrique António]
De notar a esmagadora vitória de Henrique António que encabeça e vence nas três eleições seguintes e que por vontade própria cede o seu lugar a outro militante do seu Partido.

Henrique António soube sair pela Porta Grande, o que não acontece com todos os políticos.



CÓPIA DA ACTA

Encarnando o espírito altamente democrático do Glorioso Movimento do 25 de Abril, que restituiu aos Portugueses as Liberdades que durante 48 anos nos usurparam e tendo como base o saneamento da Junta de Freguesia local, o povo desta freguesia reuniu-se na sede da Junta, a fim de eleger livre e democraticamente, uma Comissão Administrativa que represente efectivamente a vontade do Povo.

A mesa coordenadora dos trabalhos, foi presidida pelo Senhor Baltazar Xavier da Silva Diogo, membro representativo da freguesia na Comissão Administrativa da Câmara Municipal, que era ladeado pelos senhores Henrique António e Diogo Xavier da Palma.

Feita a contagem, apurou-se o seguinte resultado:

Henrique António, moleiro, do Pereiro ..........106 votos
António José Vicente, vendedor ambulante.........28 “
Diogo Xavier da Palma, proprietário, de Soudes.. 26
José Luís, proprietário, Fonte Zambujo de Cima...11
Francisco da Palma, comerciante, do Pereiro,..... 8
José Amaro Gomes, proprietário, Alcaria Cova... ..7

Neste sentido e por vontade do Povo, a Comissão será constituída pelo senhor Henrique António, que presidirá e terá como vogais os senhores António José Vicente e Diogo Xavier da Palma. Os restantes votados, servirão como substitutos.


Tomando em consideração o apoio dado pelo Movimento Democrático Português (M.D.P.), Faro, que tão útil tem sido no distrito, tomamos a liberdade de enviar estes elementos para a devida apreciação, solicitando, se for caso disso, a sua apresentação a nível Superior, para os devidos efeitos.

VIVA A DEMOCRACIA
VIVAM AS FORÇAS ARMADAS
VIVA PORTUGAL LIVRE

A Mesa Coordenadora,

Os Eleitos.