quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dicionário Toponímico - Cidade de Loulé


Com lançamento muito recente, mais propriamente em Maio último, este livro em formato 16,5X23 cm e de 408 páginas é um valioso trabalho toponímico e em que se ajusta e justifica plenamente o título dado.

Muito completo, apresenta devidamente documentada, a história de cada arruamento indicando, quando é caso disso, os vários “nomes” que foi tomando ao longo dos tempos.

Os topónimos têm as mais variadas origens avultando naturalmente os de origem onomástica, com natural relevo para os filhos da terra que abrange todos os extractos sociais.

Apresentando as placas toponímicas e onde se verificam naturalmente vários modelos criados no decorrer dos tempos e onde em muitos casos aparece o nome “seco”, este valioso trabalho contém notas biográficas dos homenageados e procura explicar a razão para a existência de outros tipos de topónimos que têm a ver com circunstâncias locais.

Não esquece, o que é muito importante, a data e origem da deliberação tomada para assim nos enquadrar no tempo.

É autor deste trabalho, prefaciado pelo Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães, um jovem filho da cidade, Jorge Palma, licenciado em Engenharia do Ambiente e pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho.

O Eng. Jorge Palma além de técnico superior da Câmara Municipal de Alcoutim tem raízes neste concelho.

Sem nos conhecer pessoalmente, teve a amabilidade de se deslocar ao “monte” onde nos encontrávamos para nos oferecer um exemplar do seu trabalho, enriquecido com significativo autógrafo.

Esperamos que a sua ligação familiar e de trabalho a Alcoutim o leve, o que estamos convencido que vai acontecer, a empregar a sua capacidade, inteligência, cultura e gosto em prol do concelho de Alcoutim, que bem precisa.

Muito lhe agradecemos a visita assídua, segundo nos confessou, que faz ao ALCOUTIM LIVRE.

Mais uma vez, muitos parabéns pelo trabalho e agradecido pela sua gentileza.