quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aspectos demográficos da Freguesia de Vaqueiros em 1871

>[Igreja Matriz de Vaqueiros. Foto JV, 2010]

Desta vez o alvo da nossa curiosidade e pesquisa foi a freguesia de Vaqueiros, a freguesia desde sempre mais abandonada dentro do abandonado concelho de Alcoutim.

Escolhemos o ano de 1871 como fizemos em relação à freguesia do Pereiro. Pesquisámos nascimentos e óbitos e obviamente tirámos algumas conclusões.

Tiveram lugar 47 nascimentos atendendo aos baptizados realizados e em contrapartida verificaram-se 37 óbitos, pelo que o saldo é positivo, 10, superior ao verificado no mesmo período na freguesia de Pereiro.

Em relação aos nascimentos dos 47 verificados, 28 foram do sexo masculino e 19 do feminino, estando os Homens em vantagem.

Tomando em consideração os óbitos, verifica-se que faleceram 23 do sexo masculino e 14 do feminino.

A nível de média de idade e não considerando crianças até aos sete anos, a média de falecimento dos homens foi de 51 anos enquanto das mulheres se pautou por 47.

A nível de progenitores, lavradores e trabalhadores ocupam a grande fatia, enquanto as mulheres se ocupam principalmente no governo de sua casa.

Para nós foi significativo que das mulheres que deram à luz, (21%) eram tecedeiras, além de existirem 3 madrinhas com a mesma profissão.

Naturalmente que nas mulheres já com idade não adequada para procriar deviam de existir muitíssimas mais, o que nos leva a concluir que há 140 anos tecer na freguesia de Vaqueiros era uma actividade ocupacional. Penso que hoje pouco ou nada deve restar, a não ser algum tear que tem escapado ao “fogo” lá numa arrecadação onde pouco se vai e ainda faz lembrar a avó.

Apesar de em número mais reduzido, encontrámos maiorais, moleiros, ferreiros, sapateiros e alfaiates, isto entre lavradores e jornaleiros.

Quando as pessoas devido às avançadas idades ou às circunstâncias da vida não se podiam bastar, refere-se no termo que viviam “do amor de Deus”..

Apresentamos seguidamente um quadro explicativo das origens de nascimentos e óbitos:



Logicamente verifica-se que o maior movimento se dá na sede de freguesia, seguido de Alcaria Queimada, Pão Duro, Zambujal e Alcarias, já na altura dos mais importantes montes da freguesia.

[Actual cemitério da freguesia de Vaqueiros]

Verificamos que não aparecem representados entre outros os montes de Bentos, Casas, Balurquinho, Jardos e Pomar.

Em contrapartida nota-se que montes como o Galego, Ferrarias, Mesquita, Montinho e Monte Novo, hoje desabitados, apresentavam movimento.

Podemos nesta pesquisa confirmar que a Casa do Galego, como tínhamos encontrado numa acta da Câmara Municipal de Alcoutim, é nesta altura ainda assim designada, o que nos ajuda a compreender melhor o topónimo.