quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sopas de tomate


Este prato típico da região alentejana estende-se às zonas periféricas como são o sul do Ribatejo e o norte do Algarve ou seja a Serra Algarvia.

É, como não podia deixar de ser, tratando-se do Alentejo, um prato que tem por base o pão e as ervas aromáticas como acontece com todos os da cozinha alentejana.

É muito usado no concelho de Alcoutim.

Faz-se um refogado que tem como gordura o azeite e onde entra a cebola, o alho picado e a salsa, sem deixar de colocar uma folha de louro a que depois se adiciona um pouco de água para se poder juntar o tomate bem maduro cortado aos bocados. Tempera-se de sal.

A fase seguinte é a colocação de batatas às rodelas que ficam a cozer ao mesmo tempo que se abrem os ovos, cozendo tudo em lume brando. Um pouco antes de apagar o fogão, espalham-se os orégãos que lhe dão um gosto característico.

Em vasilha apropriada, alta e larga, colocam-se as pequenas farias de pão duro e de tipo caseiro. É para lá que se deita o conteúdo que se tinha preparado e sobre o qual se colocam duas ou três folhas de hortelã, ficando pronto a servir.

É a este prato muito simples que se chama ”sopas de tomate” e muito usado no concelho de Alcoutim.