sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Afectos com história



Este trabalho de 137 páginas de 14,8x21 cm é obra póstuma de Neta de Campus, pseudónimo da Professora do Ensino Básico, Maria Odete do Rosário Campos que exerceu funções na aldeia de Martim Longo, concelho de Alcoutim e onde foi Delegada Escolar, eleita pelos colegas.

Nas suas páginas relata factos que no decorrer da vida a impressionaram e a que dá soluções que romanceia quase todas com um sentido pedagógico.

“São notórios os problemas da emancipação da mulher que aborda com perspicácia e as virtudes do seu Algarve que tanto ama, sobressaem do texto as praias e o clima, a gastronomia com lugar para os carapaus alimados e a estopeta de atum ou a típica água-mel …” são palavras que extraímos do prefácio e que tivemos o prazer de escrever.

O livro é ilustrado com desenhos da autora, tal como a capa e contracapa tendo igualmente por fundo uma sua fotografia num arranjo informático de José Miguel Nunes.

Odete Campos nasceu na freguesia de Cachopo em Abril de 1940 e faleceu no Hospital de Faro em 2 de Abril de 2007.

Fez o curso liceal em Vila Real de Santo António e o do Magistério Primário em Faro.

Dedicou-se igualmente às artes plásticas, nomeadamente à pintura e decoração, entrando em várias exposições.

A execução técnica teve lugar na Tipografia Tavirense, Lda, de Tavira e a responsável pela edição foi a sua “sobrinha” Dra. Sílvia Cavaco a quem agradecemos a oferta de dois exemplares, um para mim e outro para o autor da capa.

O meu exemplar ficará no lugar da minha estante onde se encontram todos aqueles a que dedico um carinho muito especial.

Amiga Odete, o livrinho chegou aos escaparates como era seu e nosso desejo.