terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Estrada Municipal nº 1057



Há muito que não passávamos pelos Balurcos, topónimo representativo de um conjunto de agregados populacionais situados a oeste da freguesia de Alcoutim, entre a EN 122 e a EN 124.

Esta zona foi sempre das mais povoadas do concelho e se a memória não nos atraiçoa foi das primeiras que recebeu o fornecimento de energia eléctrica.

A zona veio também a ser beneficiada com a construção da EN 122, em meados do século passado, proporcionando-lhe ligações relativamente fáceis com o sul e o norte do país.

A última vez que por lá passámos foi após a inauguração do IC 27 e a EM 1057 que une a EN 122 e a EN 124 e que serve aquele agregado populacional, estava em estado deplorável e talvez tivesse sido essa uma das razões porque só agora lá voltámos, o que aconteceu nos primeiros dias do corrente mês.

Esta estrada municipal, na distância de cerca de 2 km, foi terraplanada, pavimentada e o que também é muito importante, sinalizada tanto vertical como horizontalmente. Foram bem empregues os 300 mil euros.

Ainda que leigo no assunto, consideramos um bom trabalho que há muito estava por fazer.

As populações do Balurco de Baixo, Poço Velho, Casa Branca, Deserto, Cercado, Cerro, Montinho do Cerro (ou dos Balurcos) e Balurco de Cima justificavam plenamente este investimento pois é uma zona do concelho onde ainda existe gente.

Quando o dinheiro dos impostos que pagamos é assim aplicado, ficamos satisfeitos pois é utilizado em benefício real das populações e não em “folclorismo”.

Daqui batemos as nossas palmas a quem lançou o grito e pressionou a tal realização.

Beneficiou de os tempos serem outros.