domingo, 6 de setembro de 2009

Inaugurada Barragem do Pessegueiro

\
O dia 2 do corrente foi dia de festa e grande satisfação para o povo do “monte” do Pessegueiro, freguesia de Martim Longo (sem hífen), concelho de Alcoutim. Ia-se inaugurar, com a presença do Senhor Ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva e outras individualidades como o Director Geral da Agricultura, o Director Regional, os Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Martim Longo e dos associados da Cooperativa Agrícola do Pessegueiro, representados nomeadamente pelo seus Presidente da Direcção e da Assembleia Geral.

A cerimónia, marcada para as 11 horas veio a ter lugar um pouco mais tarde pois o percurso até à barragem foi efectuado a pé pelas entidades referidas e pelo povo.


A Barragem de aterro com perfil zonado, com altura máxima de 15 m e um desenvolvimento de coroamento de 209 m, situa-se a Noroeste da povoação.

A albufeira a que dá origem tem uma capacidade total de 297x10\3 metros cúbicos e uma área de 7,86 ha.

O Descarregador de Cheias tem um comprimento de 65 m e a largura do canal é de 6m.


A rede de rega desenvolve-se no vale a jusante, numa extensão aproximada de 2,5 km, beneficiando uma área de 23,6 ha, existindo 41 bocas de rega.


Após a inauguração do empreendimento e as palavras de circunstância dos vários oradores, cabendo o encerramento dos discursos ao Senhor Ministro efectuou-se o regresso ao monte, mais propriamente à sede do Clube Recreativo local onde os convidados foram obsequiados com um almoço volante, de onde não constava “caviar” mas sim um interessante e significativo gaspacho, presunto e enchidos de confecção local, com os seus paladares característicos, não faltando as saborosas azeitonas maçanilhas retalhadas e temperadas ao gosto local, os saborosos figos de tuna e as tradicionais filhós adoçadas com mel.

É claro que não faltavam outras iguarias, como jaquinzinhos fritos, leitão assado no espeto, rissóis e croquetes, frangos, eu sei lá que mais!

A doçaria era muito abundante e variada, tal como as bebidas de tipos diversos notando bem a presença de apaladado vinho caseiro, muito elogiado pelos forasteiros, incluindo o Senhor Ministro.

A organização estava perfeita, praticamente sem falhas, sendo previstas todas as situações.

A sede social do Cube Recreativo, é airosa sem luxos, muito funcional e representa bem o interesse e trabalho dos seus associados.

A circunstância da apresentação dos produtos regionais e locais, apresentados com orgulho e dignidade, certamente que constituíram uma lição para muita gente, dada por um povo empreendedor e activo, situado no meio da serra, a cerca de 36 km de Alcoutim. Bato as minhas palmas ao Povo do Pessegueiro.


A minha presença e da acompanhante tem a ver com o convite expresso formulado por um responsável local que nos “conheceu” através do ALCOUTIM LIVRE, do qual é visitante assíduo, segundo nos confessou.

Espero e faço votos que os pessegueirenses tenham perante a barragem a mesma atitude que têm tido nas várias circunstâncias que a vida lhes tem reservado onde têm dado provas de entre ajuda, dinamismo, empreendimento e bairrismo ou não seja o “monte” do Pessegueiro o mais populoso do concelho e o único que tem conseguido manter, com pequeníssimas oscilações, a sua população.

Toda a ajuda que lhe possa ser prestada, justifica-se plenamente.