quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EN 122-1 - Acesso à Vila de Alcoutim



Esta foto, tirei-a em 1972.
Representa, como o título indica, o acesso à vila de Alcoutim.
A estrada nº 122-1 terminava junto às antigas Portas de Mértola e o pouco trânsito existente percorria a Rua Portas de Mértola e a da Misericórdia para chegar à Praça da República.

Cedo se conclui que tinha de ser encontrada uma alternativa a esta situação já que a nova camioneta de transportes públicos, de trinta e quatro lugares, não podia passar por tais ruelas medievais que não foram construídas para tal tráfego.

A solução era o acesso fazer-se pelos “Trases”, uma azinhaga por ali existente e que servia de uma maneira geral os quintais pertencentes aos edifícios das ruas que já referimos.

Em 1951 começam os trabalhos com algumas demolições e segundo nos informaram encontravam-se concluídos em 1956.

A casa, que se vê em frente e que tem sofrido várias transformações com os restauros operados, foi mandada construir por Paulo José Lopes que foi presidente da Câmara e exerceu outras funções político-administrativas. Conheci-a na posse de sua neta, D. Belmira Lopes Teixeira.

Paulo José Lopes, ainda que autorizado para efectuar a obra, teria de se entender com o Governador da Praça, visto tal casa ser junto à muralha da vila.

Como se vê, nesta altura o estacionamento era muito fácil, o que hoje não acontece.