quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Três inscrições curiosas



A primeira vez que me desloquei a Afonso Vicente, tendo percorrido a pé os 8 km que separam este “monte” da Vila, foi em finais de 1967.

Nessa altura só havia o ramal de macadame que partindo da estrada nacional nº 122 chegava ao monte do Sol.

Dei uma volta pelo “monte” onde dormi duas noites e não me passou despercebida a inscrição que encontrei num prédio então em ruína. Essa inscrição é a seguinte, conforme a Fig. apresenta: M.EL (Manuel) / FR.co (Francisco) 1742.

Admitimos que o senhor Manuel Francisco desejasse ver marcada a data da construção da sua casa que pelas ruínas apresentava umas paredes largas e bem construídas, aliás aproveitadas há poucos anos no restauro que se operou.


Mais de quarenta anos depois foi-me chamada a atenção para outra inscrição do mesmo tipo e igualmente situada numa casa em ruínas e hoje restaurada.

Como o nosso desenho apresenta, a pedra possuía só uma data, com caracteres de um tipo um pouco diferente. Estava marcada a era de 1787.



Houve uma tentativa da preservação da inscrição mas tendo-me sido possível observá-la no seu novo lugar, a inscrição está praticamente desaparecida admitindo eu que tal se poderá atribuir à sua exposição solar, virada a Norte ou a qualquer outro agente climatérico.

Possivelmente a intenção desta gravação teria sido a mesma do sr. Manuel Francisco.

A terceira e última inscrição foi-me revelada muito recentemente (2007), é a gravada com maior nitidez como se pode verificar pelas fotografias juntas e que se encontra na parte interior de uma casa em ruínas e daí não me ter chamado a atenção.



Ao contrário das outras duas, esta gravação epigráfica foi realizada em duas ou três pedras, parecendo-nos que a primeira hipótese se torna mais racional pois parece-nos que houve uma fractura da pedra onde se gravou uma data. Além de apresentar as mesmas características, se repararmos bem o pedaço mais pequeno, se o invertermos, ajusta-se bem notando o complemento do traço do 4. A reconstituição dará a era de 1742, a mesma que tem a primeira referida.



Teria sido o mesmo artista a executá-la? É natural que sim pois os dígitos têm a mesma característica.

A outra gravação, trata-se da letra R e possivelmente representará a primeira letra do nome do proprietário.

Esta casa continua em ruína.

São as três gravadas em xisto e do século XVIII, as de 1742 do reinado de D. João V e a de 1787 já no de sua neta D. Maria I, com regência do Príncipe D. João.

Desconheço se existem inscrições semelhantes em qualquer outro monte do concelho mas é natural que sim.