sábado, 16 de outubro de 2010

Cerro da Vinha, dois montes de topónimo aparentemente desajustado

É hábito distinguirem-se duas povoações, de uma maneira geral próximas, por de Cima e de Baixo e quando são três, aparece a do Meio. Isto tem a ver com a posição geográfica que ocupam. Por vezes, na mesma povoação os habitantes designam o Monte de Cima e o Monte de Baixo, como acontece por exemplo em Santa Marta, mas não se trata efectivamente de uma separação “oficial” como aqui acontece, pois a distância a que ficam um do outro é considerável.

O “Novo” e o “Velho” também é usado para distinguir, mas aqui os contornos são diferentes e situando-se de uma maneira geral a distâncias consideráveis e que nalguns casos pode indicar transposição do topónimo.

Como já dissemos os dois montes são completamente distintos, sendo o Cerro da Vinha de Baixo uma povoação de dimensões normais para a região, enquanto o de Cima nunca teria ultrapassado a meia dúzia de fogos.

[Barrancada no Alcoutenejo, próximo do Cerro da Vinha de Cima, 2008. Foto JV]
Quem sair da aldeia do Pereiro, sede de freguesia a que pertencem, pela estrada nº 508, cuja construção deste troço é dos nossos dias, vai encontrar depois de deixar à sua direita o acesso à povoação dos Vicentes e de vencer através de pequena ponte o barranco do Alcoutenejo, á sua esquerda e em posição elevada, o Cerro da Vinha de Cima. Com três ou quatro fogos sendo um de recente construção. Consta-nos que ultimamente estrangeiros adquiriram e restauraram um dos fogos que estava em ruína.

[Aspecto do Cerro da Vinha de Cima, 2006. Foto JV]

Sabemos que em 1992 tinha dois moradores e em 1997 foram instaladas caixas para recepção do correio.

Continuando pela mesma estrada e logo a seguir vamos encontrar o outro Cerro da Vinha, o de Baixo uma povoação onde ainda se sente alguém.

A estrada passa-lhe ao meio, o que não é vulgar em todo o concelho. Duas ou três construções de tipo moderno.

O Censo de 1991 atribui-lhe 34 habitantes em 17 fogos, pensando que incluirá também o Cerro da Vinha de Cima.

Recuando no tempo, vamos encontrar nas Memórias Paroquiais (1758) o Cerro da Vinha com 22 vizinhos (fogos) e 66 pessoas (habitantes), ao nível das Fontes do Zambujo e do Coito.

Em 1839, Baptista Lopes, que lhes chama Serros do Vinho, atribui-lhe vinte e cinco fogos e igual número para Alcarias Covas e Vicentes. (1)

O último Censo (2001) dá-lhe 34 habitantes em 23 fogos pelo que e atendendo ao número de 1991, teria havido uma manutenção, o que fracamente não acreditamos.

Numa zona de pastorícia como é esta, não admira que o morador Manuel Teixeira faça na Câmara, no século XVIII, o manifesto do seu gado, constituído por vacas, ovelhas e cabras. (2)

Lourenço Dias, em 1839, era considerado o maior lavrador deste monte.

Em 1852, o lavrador António M. Estevens estava tributado como o maior contribuinte da freguesia, a uma distância considerável dos restantes e isto fazendo fé na relação organizada na Câmara Municipal dos quarenta maiores contribuintes do concelho para cumprimento do Artº 24º de decreto de 30 de Setembro de 1852.

Pela grande cheia do Guadiana de 1876, um António Estevens (será o mesmo?) manifestou um prejuízo de cinquenta mil réis, referente possivelmente a estragoscausados nas várzeas do rio. (3) Em 1874 tinha feito parte da Comissão encarregada de proceder à inspecção directa e avaliação dos prédios situados na freguesia para a feitura das novas matrizes prediais. (4)

[Vista parcial do Cerro da Vinha de Baixo, 2010. Foto JV]

Em 11 de Agosto de 1882, nas proximidades deste monte, os guardas da Alfândega de Alcoutim encontraram contrabandistas junto à horta de Manuel André, no barranco da Murtinheira e como não obedecessem à ordem de parar foram alvejados, acabando por ser encontrado morto um indivíduo do Azinhal (Castro Marim).

Na comarca de Tavira foi instaurado o competente processo e o filho de Ignácio Roiz, também deste monte, que encontrou o cadáver de Manuel Cotta, foi ouvido pelo Juiz Ordinário do Julgado de Alcoutim. (5)

Não havendo distinção na altura entre o monte de Cima e o de Baixo, indicamos alguns homens que exerceram funções de certa importância na freguesia e que eram considerados deste monte. Assim, Manuel Afonso Namorado em 1768/69 e em 1778/79, Manuel Pereira em 1769/70, Bartolomeu Dorta Cavaco em 1778/80, Manuel da Costa em 1781/82 e Francisco da Palma em 1798/99 exerceram as funções de “fabriqueiro” (tesoureiro) da Igreja do Pereiro.

Em 1802/03 José da Palma e em 1805/06 Domingos Lourenço, desempenharam as funções de mordomo da Confraria do Santo Nome de Jesus.

O Alferes de Ordenanças, Sebastião Teixeira, morre em 13 de Dezembro de 1847, já viúvo de Maria Pereira e é sepultado na igreja da paróquia do Pereiro.

Em 1883 frequentavam a escola do Pereiro duas crianças do sexo masculino.

[Cerro da Vinha de Baixo. Casa típica. Foto JV, 2010]

Em 1941 a Junta de Freguesia atribui um subsídio de quinhentos escudos para a abertura de um poço, de que o povo estava carenciado. (6)
A estação elevatória está num pequeno largo e abastece seis fontanários. Existiam na altura onze furos artesianos particulares.

Entretanto, a água foi levada aos domicílios e agora vinda da Barragem de Odeleite.

Os arruamentos foram pavimentados em 1993 (7) e em 1997 instaladas caixas de recepção do correio...

Nunca teve qualquer estabelecimento comercial e a população abastece-se no comércio ambulante e menos frequentemente na aldeia do Pereiro.

O topónimo parece ter origem e significado evidentes, por isso, ligado à topografia e à flora, contudo, que nós saibamos, nunca foi terra de vinha, sendo uma zona propícia para a pastorícia.

É topónimo único no país, aparecendo Cerro grafados com “C” e outros com “S”.


NOTAS
(1)–Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve, 1841.
(2)–Tomo de Manifeztos e Arolamto da Camera de Gadoz, folhas a partir de 1771, p. 105.
(3)–Acta da Sessão da Câmara Municipal de Alcoutim de 17 de Março de 1877.
(4)–Acta da Sessão da Junta de Paróquia de 21 de Dezembro de 1874.
(5)–Ofícios nºs 64, 67, 68 e 71 do Administrador do Concelho a várias Entidades, datados de 11, 12, 13 e 17 de Agosto de 1882.
(6)–Acta da Sessão da Junta de Freguesia de 6 de Janeiro.
(7)–Boletim Municipal nº 12, de Abril de 1993, p. 6.