domingo, 7 de agosto de 2011

Monte do Barranco, central em relação a outros três que o rodeiam

[Vista parcial da povoação. Foto JV, 1988]
Este pequeno monte faz parte de um conjunto de quatro, todos de pequena dimensão e que se situam muito próximo uns dos outros ou seja: Monte das Casas a 850 metros, Monte do Cerro a 2000 e Monte da Alcaria a 800. Um pouco mais distante fica Alcarias, a 2200.

Próximo do Monte das Casas entroncam as estradas vindas dos Bentos, após a travessia da ponte sobre a Ribeira de Odeleite, a que toma, partindo do mesmo local a direcção de Fernandilho e que serve entre outros, o monte de Alcarias e depois o Monte da Alcaria e uma outra oriunda da Preguiça.

Uma vez no Monte das Casas e tomando a direcção das Alcarias, poucas centenas de metros andados, vamos encontrar à esquerda um pequeno desvio que nos leva a esta pequena povoação.

Na altura em que a visitámos, em 1989, teria menos de meia dúzia de fogos, notando-se uma construção relativamente recente e de cunho mais evoluído, produto possivelmente do trabalho de emigrantes.

Situa-se encostado a um declive e ao fundo corre o barranco que lhe deu o nome actual, já que barranco para os algarvios é um lugar cavado pelas enxurradas, ribeiro, córrego.

Topónimo muito vulgar no Sul do País, encontrámos mais de trinta casos incluindo os compostos e diminutivos. Situam-se quase todos no Algarve. Não encontrámos contudo, no dicionário que costumamos consultar a referência ao da freguesia de Vaqueiros.

Admitimos que tivesse tido outro nome já que nas Memórias Paroquiais (1758) não aparece referido, nem este nem os vizinhos Casas, Cerro e Alcaria. Em contrapartida, aparecem com esta localização Corte, Casa Nova (outra além da próxima de Soudes) e ainda outra povoação que nos parece ser Malsentado (?) e que poderá estar em oposição a Bemposta, mais um monte relativamente próximo. A primeira ou a última designação poderá ser o primitivo nome desta pequenina povoação, já que Casa Nova deve corresponder actualmente ao Monte das Casas.

[Um aspecto do "monte"]

O fornecimento de energia eléctrica teve lugar em 1985, tal como aconteceu com os pequenos montes vizinhos de Casas, Cerro e Alcaria. (1)

Em 1993 procedeu-se ao arranjo dos arruamentos. (2) e dez anos depois a água foi levada ao domicílio.(3)

Presentemente (2011) tem 3 habitantes.

A sede de freguesia, aldeia de Vaqueiros, fica-lhe a 12 km de distância e a do concelho, Alcoutim, a 41.


NOTAS
(1)- Jornal do Algarve de 5 de Dezembro de 1985.
(2)- Boletim Municipal nº 12, de Abril de 1993.
(3)- Alcoutim, Revista Municipal, Nº 10 de Dezembro de 2003, p 6