quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Republicanas quase Desconhecidas



Com chancela Temas e Debates – Círculo dos Leitores, recebemos, no passado dia 20, este magnífico trabalho de investigação histórica de 403 páginas de 15X23,5 cm e convenientemente ilustrado.

Salta à vista o excelente trabalho gráfico que se apresenta sem exagero de ilustrações, de papel muito agradável, sem parangonas, mas com grande sentido de rigor e gosto técnico.

O trabalho é dividido em Quatro Partes:- Parte I – NOVOS ELEMENTOS SOBRE REPUBLICANAS; PARTE II – REPUBLICANAS NOVAS E ANTIGAS; - PARTE III. REPUBLICANAS REVELADAS e PARTE IV – CIDADES ENTRE CIDADÃOS

É um trabalho de folgo próprio de quem já deu ao País mais de uma dezena de obras individuais e de dezenas em co-autoria, além de mais de um milhar de artigos publicados em 28 periódicos.

Fina d`Armada é licenciada em História e Mestre em “Estudo sobre as mulheres” e foi equiparada a bolseira pelo Instituto Nacional de Investigação Científica (1977-1979).

Em 2005 recebeu o “Prémio Mulher Investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos” com a sua obra Mulheres navegantes no tempo de Vasco da Gama.

Em 24 de Julho de 2010 foi a vez de a Câmara Municipal do concelho de Caminha condecorá-la com a Medalha de Mérito Dourada “por uma vida inteira dedicada às letras, às mulheres e à singularidade de fazer a diferença".

Este livro tem a particularidade de referir uma alcouteneja, Maria Arade ou Mª Eduarda Barjona de Freitas e são-lhe dedicadas 12 páginas que logo lemos ainda que a autora tivesse tido a amabilidade de no-las enviar muito antes da impressão do livro.

Só agora ficámos a conhecer devidamente esta alcouteneja, esta sim, nascida e baptizada em Alcoutim e de que nunca tínhamos ouvido falar em Alcoutim. Para nosso espanto encontrámo-la na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira quando procurávamos outros assuntos o que nos “obrigou” na altura a deslocar-nos ao Arquivo Distrital de Faro para consultar o seu assento de baptismo e confirmar aquilo que o assunto nos sugeria ser filha de um funcionário que por ali teria passado.

Fina d `Armada encontrou-nos na Net e assim foi possível prestar-lhe a nossa insignificante colaboração, dando alguns dados que possuíamos como duas fotos, ambas publicadas, uma da Igreja onde foi baptizada e outra com a placa toponímica numa artéria a que chamaram “rua”.

Possivelmente Maria Arade / Maria Eduarda nunca mais voltou a Alcoutim ainda que não tenhamos dados sobre o assunto mas na verdade é das únicas pessoas que constam da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e que consequentemente “põem Alcoutim no mapa”.Mas os espaços são efectivamente muito curtos e outros valores se “alevantam”.

Quis a autora, além das referências feitas no trabalho que muito lhe agradecemos, oferecer-nos um exemplar com comovente dedicatória.

Bem haja por tudo, FINA D`ARMADA.

Muitos anos de vida para dar a público mais trabalhos deste elevado nível.