sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril de 2009 - 35 anos de democracia


Não quero deixar de assinalar a passagem deste dia que só aqueles que sentiram a falta de LIBERDADE compreendem. Os que a sempre tiveram, só a compreenderão melhor se um dia a perderem.

Eu não me admiro e até compreendo que aqueles que usufruíam de determinadas regalias não se sentissem bem com a mudança, compreendo-os melhor do que àqueles que no dia 26vestiram nova casaca.

O que para mim é revoltante é verificar que muitos que nada tinham, sem hipóteses de progressão nas suas vidas e que a Revolução possibilitou promoções de braço no ar e que hoje se encontram em situações estáveis, aproveitam todas as oportunidades para tentar denegrir o 25 DE ABRIL!

O que eu pretendo com este pequeno escrito é dar uma leve ideia do que se passou na vila há 35 anos.

Entre a diminuta população, menos de três centenas, as notícias que chegavam pela rádio eram recebidas pela maioria das pessoas com indiferença e desconfiança.

Os rádios também eram poucos e o sinal que chegava provocava uma audição com ruídos.

Ouvi comentários e até me lembro de quem os fez, que esperassem, porque em breve viriam as ordens para a cacetada e então é que iam ver.

Era aquilo a que estavam habituados com as outras tentativas abortadas de depor o regime, esquecendo-se que as condições de guerra motivaram a análise da política.

Sendo dia de São Marcos e como era habitual, o povo lá foi para o Pereiro, onde se realiza há séculos a maior feira do concelho e uma das maiores da Serra do Caldeirão.

A vila ficou quase deserta. Eu falhei o São Marcos pela primeira vez! Fiquei agarrado à rádio numa tentativa de me aperceber de como as coisas estavam evoluindo.

Segundo me consta, na Feira, só os feirantes pegavam na situação para tentarem convencer as pessoas a comprar os produtos.

O semanário regional, de maior expansão no Algarve traz um inquérito aos presidentes das Câmara. Pelas minhas contas faltam dois, possivelmente estariam doentes.

Na Música e animação (que) marcam o 25 de Abril no Algarve, não são indicados três dos concelhos, certamente por falta do jornalista

Nos 28 de Maio em Lisboa, Alcoutim estava sempre representado!

O desenho que ilustra este pequeno apontamento foi feito em 18 de Março de 1994 pela habilidosa mão do alcoutenejo João Pedro, hoje vogal na Assembleia Municipal de Alcoutim.

Desculpa não ter pedido autorização para a publicação, que certamente não me seria negada.