quarta-feira, 12 de maio de 2010
Cadeira "fina"
Foi o título mais adequado que encontrámos para a identificar.
Já aqui apresentámos, oportunamente, a típica cadeira que os artesãos faziam no concelho de Alcoutim e que se encontrava em todas as casas, de tamanhos diferentes e onde não existiam duas iguais. Aos seus “fazedores”, chamavam cadeireiros.
A cadeira que apresentamos na ilustração era totalmente diferente na sua estrutura de madeira cujas peças se faziam através de “torno de tornear”, o tampo é que era tecido de modo semelhante ao das que já referimos.
As que conhecemos eram todas pintadas de preto, desconhecendo nós o motivo. Só as conhecemos do tamanho que a foto apresenta, por isso, cadeiras para utilizar em mesas altas, de abas.
Não vimos muitas e eram próprias das melhores casas. Lembramo-nos perfeitamente quando nos foi dado ver a primeira, na vila de Alcoutim e que nos chamou a atenção pois era modelo que desconhecíamos totalmente.
Alguns lavradores espalhados pelo concelho também as possuíram em lugar de destaque mas só eram usadas muito excepcionalmente.
O exemplar que a foto apresenta terá certamente mais de um século mas já não serve para o fim para o qual foi criado visto lhe faltarem travessas e o caruncho já ter entrado. Estava destinado ao “fogo”.
Nunca vimos a vender cadeiras destas, nem mesmo na Feira de São Marcos.
A informação pouco segura que temos obtido é que eram feitas “nesse Alentejo”.
A pesquisa que fizemos na Internet não deu qualquer resultado.