sábado, 8 de maio de 2010

A economia agrária do Algarve, na transição do Antigo Regime para o Liberalismo (1790-1836)



Esta separata de Estudos III, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Faro, 2009, p.p. 143-196, consequentemente constituindo 54 páginas, e no formato de 16,5x23 cm é da autoria de José Carlos Vilhena Mesquita, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Como não podia deixar de ser, refere em várias circunstâncias Alcoutim e o seu concelho. Transcreve em nota de rodapé a p. 155 o que afirmou Lacerda Lobo na sua obra, Memória sobre a agricultura do Algarve (...), “Em Alcoutim mettião as uvas em saccos, que depois pisavão com os pés para dellas tirar o mosto, e por falta de hum aparelho competente perdião huma boa parte delle, que se podia aproveitar espremendo o bagaço; a mesma rotina seguião a respeito das azeitonas, e já depois de estar meia adiantada a podridão dellas; de maneira que os habitantes daquella Villa, e seu grande Termo, não sabião no anno de 1790 o que era hum lagar de vinho e azeite, e os do resto deste Reino poucos mais adiantados estavão n´aquelle tempo.”

Esta curiosa descrição chegou praticamente aos nossos dias ou pelo menos até meados do século passado.

O Professor Doutor Vilhena Mesquita teve a amabilidade de nos oferecer esta separata atestada por comovente e significativa dedicatória., já tem uma vasta obra publicada, principalmente sobre o Algarve.

Com este trabalho adquirimos conhecimentos importantes sobre a área em questão que nos irão ajudar em futuros trabalhos.

Aqui deixamos o nosso abraço de agradecimento ao conceituado Professor.