terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A Menina o "Pássaro Arreliador Sabichão" e o que mais adiante se contará...



Esta interessante história para crianças foi escrita pela alcouteneja Marina Ramos Themudo, ilustrada e montada por Clélia do Carmo Cruz Bastos, ambas Professoras na situação de aposentadas.

Com uma escrita de alto sentido didáctico é ilustrada por sete magníficos quadros desenhados com arte e sensibilidade.

Possui, e se isto já não fosse pouco, a circunstância de ter sido escrita especialmente para a minha neta, que é convidada para ser co-autora, pois ficou-lhe reservado o trabalho de pintura, que por enquanto ainda não é possível executar pela falta de firmeza na mão devido à sua tenra idade.

Na estória com base em diálogos entre a Menina e o “Pássaro Arreliador Sabichão” não deixam de entrar os avós, procurando-se transmitir algo real dos três figurantes, de tal maneira que a Menina, quando a avó lhe leu a estória e chegou ao quadro que representa o avô com a neta ao colo num cenário familiar, disse logo:- Olha, pareço eu ao colo do meu avô!



As vinte e quatro páginas que compõem o livro, estão ligadas em fole, sendo só a última fixa.

A estória tem por base O MUNDO MÁGICO DOS AFECTOS numa tentativa de ajudar a Menina a tornar-se uma grande e admirável pessoa.

Apesar dos seus quatro anos, a Maria conhece bem o título da estória e até grande parte do seu conteúdo, além de saber o nome da autora, como à mesma já o demonstrou em conversa telefónica.

Em nome da minha neta, no da avó e no meu só consigo dizer, BEM-HAJA, minha Querida Amiga.

JV