domingo, 23 de janeiro de 2011

Presente envenenado



O monte de Afonso Vicente tem recebido vários “presentes”, desde o asfaltamento do troço de 550 metros que liga à povoação, passando pelo fornecimento da puríssima água da barragem de Odeleite até ao “magníssimo” edifício de 1º andar do Centro Cultural, Social e Recreativo, que se a memória não me falha, teria custado em dinheiro antigo, para uma melhor noção, 30 mil contos!

No último Natal, a carente população do monte foi, segundo me foi informado, presenteada com singelas ofertas, pelo que ficou muito reconhecida.

A melhor oferta está para chegar, a LINHA DE ALTA TENSÃO 400 KV, já delineada conforme o traçado a vermelho representa na foto e que irá passar bem junto da povoação.

Eu não percebo nada do assunto, só sei o que os jornais têm dito em situações semelhantes e o que é verdade é que ninguém quer isto a passar junto das suas habitações pelos malefícios que pode causar à saúde. Não sou engenheiro nem médico.

Para mim já pouco irá significar pois estou no ocaso da vida. Para os vindouros é que será pior, mas a verdade é que já não haverá jovens que queiram, não digo lá viver, mas passar férias. Depois disto, ninguém lá porá os pés.

Sabe-se que estas coisas têm de passar por algum lado, mas consta-me que se fosse por baixo da terra os hipotéticos malefícios seriam muito mais reduzidos.

É claro que os técnicos vão dizer que não há qualquer problema para a saúde mas em contrapartida aparecerão outros a dizer precisamente o contrário. Quem diz a verdade?

E depois disto apetece-me fazer duas perguntas:- Que contrapartidas a população vai receber por estar sujeita a tais riscos?

- Quem já levantou a voz contra esta situação? Nunca a ouvi (televisões e rádio) nem a li (Jornal do Algarve ou Jornal do Baixo Guadiana).

Continuará Alcoutim a ser o Algarve Natural ?