– MAIS UM AMIGO DE ALCOUTIM QUE NOS DEIXA
Tivemos notícia da morte súbita deste nosso amigo que ocorreu no dia 20 em Viseu, onde morava. Era primo do Joaquim Rita e de Maria Silvéria Batista. Natural da Mesquita no concelho de Mértola, veio com seus Pais morar em Alcoutim no início dos anos 50. Seu Pai, agente da Guarda-fiscal, foi impedido do então comandante de secção tenente Francisco Neto.
Depois de estudos secundários fez o curso de sargentos milicianos em Tavira juntamente com o José Cavaco Peres, fez carreira militar, atingindo o posto de capitão do exército.
A última vez que conversámos foi pelo telefone no dia 1 deste mês. Eu queria esclarecer a data das Festas de Alcoutim e perguntei-lhe: Quando foi a primeira festa a que assististe em Alcoutim? A que ele me respondeu sem qualquer hesitação e nestes termos: Foi em 1951, à primeira grande festa! Às anteriores não assisti, pois ainda não morava lá. Mas sei que se realizaram outras.
Em 1952 já pertenceu à comissão de festas na comissão de Música e Baile, como é referido no opúsculo editado este ano pela C. M. A.
Aqui ficam as nossas condolências à família e a expressão da nossa saudade.
G.S. 2011-09-22