quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Duarte Moura, uma personalidade

Até meados dos anos 70 do século passado passaram por Alcoutim muitos funcionários, principalmente com funções de chefia que ali eram colocados por promoção.

As regras de então obrigavam a um certo tempo de permanência após o qual era permitido pedir a transferência.

Aconteceu isso com funcionários de finanças, nomeadamente chefes de secção, tesoureiros da Fazenda Pública e aspirantes, verificando-se o mesmo com a chefia da Câmara Municipal, tal como os serviços de Registo Civil e Notariado no relativo aos conservadores-notários e mesmo ajudantes.

Comandantes da Secção da Guarda Fiscal, sargentos, cabos e muitos soldados vindos de todas as partes do país, principalmente do norte.

A esmagadora maioria, depois de cumprir o seu tempo, rodou para outras paragens, mesmo quando aí constituíram família.

Muitos deles nunca mais tiveram qualquer ligação com a Vila por onde passaram, com outros assim não aconteceu.

José António Duarte Moura, que presumo fosse oriundo do Alentejo, em 1939/40 esteve destacado em Alcoutim como responsável da Federação Nacional de Produtores de Trigo (FNPT), vulgo Celeiro, pois havia sinais de prática de irregularidades.

[Antigo edifício da FNPT (Celeiro) onde Duarte Moura exerceu funções e hoje degradado. Foto JV]

O nosso Amigo e Colaborador, Eng. Gaspar Santos, que iniciou naquele departamento ainda bem jovem a sua vida profissional, teve oportunidade de ouvir da boca do então responsável os maiores elogios feitos a Duarte Moura e leu alguns dos relatórios que ali estavam arquivados muito bem organizados e redigidos.

Gaspar Santos revela a grande consideração com que era tido na vila e até a utilização de alguns aparelhos que eram verdadeiras novidades para os alcoutenejos.

Vim a conhecer Duarte Moura numa festa de confraternização (15 de Junho de 1988) que então se fazia entre os alcoutenejos residentes na cintura industrial de Lisboa, teve lugar no Seixal e penso que extinta há uns anos por falta não sei de quem.

Eu e ele fomos convidados pela organização, no meu caso por intermédio do Sr. Eng. Gaspar Santos , para estarmos presentes, o que efectivamente aconteceu, tendo eu proferido uma pequena palestra, o que não foi possível a Duarte Moura por falta de condições de saúde, problema que o veio a vitimar algum tempo depois.

Foi para mim uma grande honra conhecer uma pessoa de tão fino trato, com postura própria de uma geração. Teve a amabilidade de me oferecer com autógrafo uma colectânea de contos que tinha sido acabada de publicar.

Esse trabalho reuniu treze contos, alguns distinguidos com 1ºs prémios e outras distinções em Jogos Florais a que se apresentaram nos anos 50 e 60 do século passado.

O trabalho comporta 123 páginas A/5, foi composto e impresso na Associação de Municípios do Distrito de Beja e numa edição de autor. Não é referido o ano da publicação mas deve ser de 1985/87.



Penso que a Câmara Municipal de Alcoutim teve conhecimento da publicação do trabalho visto Duarte Moura ter tido a amabilidade de enviar como oferta uns tantos exemplares.

Alguns dos contos retratam através do grande poder de observação e escrita bem elaborada as vivências alcoutenejas que não lhe passaram despercebidas, apesar de ter sido curto o tempo que passou em Alcoutim.

Porque considerei importante este trabalho para o conhecimento alcoutenejo, lembrei o Senhor Presidente da Câmara para o facto, sendo de todo o interesse que a Câmara Municipal viesse a adquirir um certo número de exemplares, ao preço de capa, para oportunas ofertas.

Consultado o autor respondeu nos seguintes termos:

... informo que o meu livro “Guadiana” não tem preço e solicito que o aceite como uma oferta a Alcoutim.

Os 500 exemplares que refere estão à Vossa ordem aqui em minha casa.... .

Motivos de saúde impedem-me de me deslocar a Alcoutim para os entregar pessoalmente.

...

A Câmara fez o obséquio de me enviar uma cópia da carta e foi ao revê-la que me lembrei de escrever este texto em HOMENAGEM A UM HOMEM DE GRANDE ESTATURA MORAL E INTELECTUAL.