sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ainda o 25 de ABRIL

[Feira de S. Marcos, 2011. Aspecto central. Foto JV]

Encontrava-me no concelho de Alcoutim quando ocorreu o dia 25 de Abril deste ano.

Como é tradicional em todo o concelho, fomos até à aldeia do Pereiro onde ocorre a maior feira do concelho, a Feira de S. Marcos, e uma das maiores da Serra Algarvia.

Era uma simples visita para cumprir a tradição, visto não ter nada pensado para comprar e afinal acabei por “enfeirar”.

Durante dez anos que vivi em Alcoutim só me lembro de faltar a uma feira de S. Marcos, precisamente à do 25 de Abril de 1974, já que não era fácil separar-me do rádio, ainda que se ouvisse mal devido ao sinal captado ser bastante fraco.

Atendendo a que tinha lugar naquela aldeia, mais propriamente na Junta de Freguesia uma cerimónia das Comemorações do 25 de Abril, pelas 10 horas, não deixei de estar presente.

Na cerimónia usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, um representante da bancada na Assembleia do PSD e outro do PS, já que não se encontra representada mais qualquer força política.

Era confrangedor por irrisório o número de assistentes. Além da presença de alguns dos políticos concelhios que para o efeito são remunerados, assistentes, não os contei mas não chegariam a uma dúzia! A feira a esta hora já tinha bastantes visitantes.

Um dos oradores questionou mesmo a razão de tal comemoração.

Possivelmente o 28 de Maio nunca foi comemorado em Alcoutim mas temos conhecimento que pelo menos em alguns anos foram enviados representantes concelhios a Lisboa para estarem presentes em tais comemorações, não faltando o estandarte municipal.

O povo após 36 anos alheia-se do acontecimento que pouco ou nada diz aos jovens, a não ser aos que enveredaram pela “profissão”de político. Eles só viveram em democracia não conhecendo a vivência “Salazarista”. Pelo que me toca, a minha vida está dividida ao meio entre o “Salazarismo” e a Democracia.

Mas este pequeno apontamento apareceu devido ao que uma vizinha me contou com alguma irritação.

-Não quer ver o que me aconteceu na Feira de S. Marcos? Tanto eu como o meu irmão fomos assistir à “Comemoração do 25 de Abril” e cada um trouxe o seu cravo vermelho que estava à disposição. Passa um moço por mim e diz-me: - Oh minha senhora, isso já não se usa! Sabe o que lhe respondi: - Olhe que em Lisboa já estão abertas as inscrições para a PIDE.

Não podia dar-lhe melhor resposta, minha amiga.

[Feira de S. Marcos no Pereiro, 2011, às 9 horas. Foto JV]