quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Guisado de favas

Favas descascadas guisadas com toucinho, chouriço preto e vermelho, tendo como ervas aromáticas coentros, folhas de cebola, alho, hortelã e sal, poderá ser considerado um prático gastronómico típico da serra do Caldeirão, nomeadamente do concelho de Alcoutim? Talvez, mas favas “aporcalhadas” como sempre lhe tenho ouvido chamar, tenho-as comido em qualquer parte do país e sem o rótulo de serem típicas da serra algarvia.

A diferença estará nas carnes fumadas que como se sabe são diferentes de região para região, no seu tempero e na confecção e a utilização das ervas aromáticas também não é uniforme. Mas isto constituem apenas, pequenas diferenças.

Pensamos que este prato poderá ter a sua origem no Alentejo onde a carne de porco tem grande tradição gastronómica tal como o uso das ervas aromáticas.

No litoral e principalmente no oeste, a fava é confeccionada de preferência cozida e juntamente com batata acompanha peixe cozido ou frito, como facilmente se compreende.

Sempre gostei muito de favas e em casa de meus pais comiam-se principalmente aporcalhadas, utilizando-se os coentros e a folha de alho, mas não a hortelã e a folha da cebola.


(Faval em Alcoutim, Fevereiro de 2001. Foto J.V.)

Quando cheguei a Alcoutim, há mais de quarenta anos e me perguntaram se gostava de favas, imediatamente disse que sim.

Quando no dia seguinte me puseram à frente favas guisadas com a casca, fiquei meio desorientado pois nunca tinha visto tal e considerava aquilo comida própria para …

Ainda que com alguma relutância, comecei a depenicar, colocando de lado as cascas da vagem e comendo só os miolos. Como não me estava a saber mal, experimentei provar as cascas e para meu espanto, sabiam-me melhor do que os miolos.

Então não é que ainda repeti!

Acompanhava-se com muge frito e a indispensável salada de alface, feita à montanheira

Como é evidente este prato só se pode fazer com as vagens ainda tenras. Cortam-se à volta e são guisadas (estufadas) em azeite, em lume brando e polvilhadas com um pouco de sal. Quatro ramos, atados com linha branca, cada um da sua espécie ou seja, coentros, hortelã, folha de cebola e folha de alhos. Dão-lhe um toque fantástico. A indispensável salada e o peixe frito, de preferência muge ou barbo.

Na época própria, gosto de confeccionar o prato e oferecê-lo a visitas que hipoteticamente possa ter e até hoje, todos gostaram, repetem em suas casas mas dizem sempre que não souberam tão bem, o que é normalíssimo em tais circunstâncias.

Não encontrei este prato em mais parte nenhuma, nem em livros de culinária, que por aqui tenho, e que não uso.

Este é para mim o verdadeiro prato típico de favas à maneira da serra, mais propriamente do concelho de Alcoutim, mas nunca o encontrei em qualquer restaurante.

Não sou comentador gastronómico, no entanto como cidadão e cozinheiro amador tenho naturalmente direito a opinião, que é minimamente sustentada.