quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Ermida de S. Sebastião

Desconhecendo-se a data da fundação, já existia em meados do século XVI, mais precisamente em 1565, (1) figurando no Livro de Duarte Darmas, do mesmo século, na vista tirada da banda do sul, da vila de Alcoutim.

É apresentada nessa altura como muito semelhante à Ermida do Espírito Santo, pois afirma-se que é de uma só casa pequena, que as paredes são até ao meio de pedra e cal e daqui para cima, em taipa.


(A Ermida de S. Sebastão vista por Duarte Darmas)

O telhado é de duas águas, madeirado e encaniçado. Parece contudo que nesta altura estaria em mau estado, pois afirma-se que tem duas paredes abertas e para cair e que o telhado está muito danificado. É pedida a sua reparação, a efectuar com o produto das esmolas adquiridas junto do povo.

Tinha um altar de alvenaria coberto com uma toalha e nele a imagem do patrono. Provavelmente, segundo os autores de A Escultura de Madeira no concelho de Alcoutim, do século XVI ao século XIX (2), seria a imagem que em 1518 estaria colocada num altar na igreja matriz.

Sempre nos disseram que a imagem de São Sebastião, que se encontra na Capela de Nª Sª da Conceição tinha vindo da Capela do Cemitério, mas nunca me referiram que tinha sido patrono do templo.

Na parte posterior do altar, substituindo o retábulo, hum pano de linho pintado de figuras.

Respondendo à pergunta 13 do Questionário que deu origem àquilo que hoje conhecemos por Memórias Paroquias, 1758, o pároco da Paróquia de Alcoutim, escreveu:- A Irmida de Sam Sebastião está em hum alto de hum serro sobranseiro a Guadianna perto da villa para a banda do sul (…) e acrescenta que, como as outras, está sujeita ao Ordinário deste Bispado e à Paróquia.

Estaria ao culto e o seu estado de conservação seria normal visto nada ter acrescentado.

Em reunião efectuada na Capela de Nª Sª da Conceição, em 22 de Dezembro de 1843, acordou-se (...) fazer um cemitério em o sítio de S. Sebastião, ao sul da ermida, pegado à mesma (3)


(A Capela do cemitério, 1990)

Parece assim que a Ermida de São Sebastião teria dado origem à actual Capela do Cemitério, com todas as transformações que o tempo e os homens motivaram.

A imagem é considerada como um exemplar de alguma qualidade, pintura recente mas má, encontrando-se em mau estado de conservação e datando do século XVII. (4)
É curioso verificar que na aldeia de Martim Longo existem duas ermidas, a do Espírito Santo e a de São Sebastião, tal como existiram na vila. E mais, a Igreja Matriz daquela freguesia tem por orago Nª Sª da Conceição e a vila tem uma capela ou igreja da mesma invocação e que segundo alguns foi a primeira matriz.


N.B. – Este artigo foi retirado da 2ª Edição em preparação de Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio (subsídios para uma monografia) que por sua vez teve por base o artigo “De Ermida de S. Sebastião a capela do cemitério da vila de Alcoutim” publicado no Jornal do Algarve de 16 de Março de 1989, guardando-se as notas para essa eventualidade.