segunda-feira, 13 de julho de 2009

Padrão Epigráfico de 1661



Foto tirada em 1968 por J.V.

Este importante documento epigráfico encontra-se na muralha, junto ao cais velho desde 1877, ou seja, após a CHEIA GRANDE e mandado colocar pela Câmara.

O seu local de origem era a PORTA DE TAVIRA onde foi colocado em 1661.

A inscrição diz:- ALFOMSVS VI REX PORTVGALI ET ALGARAVIORVM MDCLXI e possivelmente deveria ter sido deslocada devido à PORTA se encontrar em ruína.

Porque razão se teria feito tal gravação? Teria sido só para marcar a realeza de D. Afonso VI? Não o sabemos. Teria sido para assinalar a conclusão de obras de beneficiação na fortaleza que tiveram lugar nesse ano e para as quais foram concedidos 3 000 cruzados na primeira fase e orientadas pelo Eng. Pêro de Sancta Colomba? Ou teria sido para assinalar o ajuste do casamento de D. Catarina, irmã de D. Afonso VI com o rei de Inglaterra, Carlos II, que igualmente teve lugar naquele ano? Pelo menos foram feitas estrondosas salvas de artilharia, festejando-se o acontecimento com outras demonstrações de alegria.

Em 1880 é solicitado o envio para Lisboa do “documento” mas a Edilidade nega-se a fazê-lo pois pretende conservar neste povo a memória daqueles que nos fizeram glória no passado.