[Igreja de Nª Sª da Assunção, 2009. Foto JV]
As feiras, mercados e festas foram sempre apanágio do povo português e no concelho de Alcoutim, apesar do seu isolamento, e talvez por esse facto, também tiveram e têm o seu lugar.
Nota-se nos últimos anos a tentativa de manutenção da Festa Anual na aldeia de Giões que se realiza em 15 de Agosto, em honra do orago, Nª Sª da Assunção.
Este pequeno apontamento destina-se a referir uma festa, como o título indica, e isolada no tempo.
O gionense, Manuel Francisco Passos, resolveu fazer um peditório no sentido do seu produto dar origem a uma festa em Honra de Nª Sª da Assunção, que como já se disse é orago da freguesia, o que efectivamente veio a ter lugar no dia 15 de Agosto de 1883.
Depois de pagas todas as despesas, o Sr. Passos declarou à Junta que ainda tinha em seu poder 9020 réis que queria empregar na festa à mesma Senhora, no presente ano (1884).
Respondendo à Junta de Paróquia que tinha dúvidas, a Câmara informa que não deve existir qualquer complicação, tendo andado bem o dito Passos, bastando à Junta no seu orçamento anual lançar a seguinte verba de receita:- Esmolas com a aplicação à Festa da Senhora da Assumpção, em poder de Manuel Francisco Passos - 9020 réis. (1)
Nestas alturas, o Povo era assim!
NOTA
(1)-Of. nº 52 de 15 de Março de 1884, ao Presidente da Junta de Paróquia de Giões.