sábado, 26 de dezembro de 2009

A candeia



Apresentamos hoje mais um utensílio completamente caído em desuso e que se usou por todo o País, nalguns locais há menos de um século.

Destinava-se à iluminação e era constituído por um pequeno vaso onde se deitava um óleo, normalmente azeite que alimentava uma torcida pela combustão e que saía de um bico.

Este tipo de iluminação já era utilizado pelos romanos e pelos árabes aparecendo com muita frequência em escavações feitas por arqueólogos e conhecidas por lucernas.

Aproveitámos o sistema mas naturalmente fizemos evoluir o utensílio.

Feita de barro, lata ferro ou de qualquer outro material, era indispensável e usou-se no concelho de Alcoutim pelo menos até ao primeiro quartel do século passado.

Penduravam-se normalmente na parede.

Acompanhou depois o uso do petróleo, primeiro usado pelo mesmo sistema em pequenos depósitos de lata. Os candeeiros com chaminé de vidro vêm muito depois e tiveram igualmente uso simultâneo. Utilizavam-nos quando se iam deitar.

Não esquecer que Alcoutim recebeu a electricidade em 1965 e os montes cerca de dez ou mais anos depois.

Os dois exemplares que apresentamos, um de ferro e outro de lata, tiveram uso efectivo e hoje, depois de embelezados, servem de objectos decorativos.