quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

História de Portugal, V I I volume [1807-1832]


HISTÓRIA DE PORTUGAL, VII VOLUME [1807-1832]

O VII Volume da História de Portugal, de Joaquim Veríssimo Serrão, Editorial Verbo, abrange o período A INSTAURAÇÃO DO LIBERALISMO, tem 541 páginas e foi publicado em 1984.

Até agora todos os volumes têm referências a Alcoutim, o que não acontece com todas as vilas e sedes do concelho do país, provando-se assim a importância que a vila desempenhou nos períodos que o insigne Historiador já abordou.

Neste período, bastante sentido em Alcoutim, o autor faz duas referências que iremos indicar:

A revolta no Algarve

Pág. 49

A Câmara de Faro fizera saber a todas as outras de que a luta era sem quartel (…) “enquanto houvesse Cidade Villla ou Aldeia que viva dominada da tirania Franceza”(...)
Não admira pois que a sublevação no Baixo Alentejo tivesse recebido um forte apoio da zona meridional, sendo Alcoutim, São Brás de Alportel, Mértola e Silves focos de penetração da revolta para o interior.

Revoltas no Porto e no Algarve

Pág. 408

Também o Algarve entendeu opor-se à marcha de D. Miguel para a realeza
(…)
Embora reduzidos à impotência, não eram poucos os defensores das ideias liberais em Alcoutim (…) que optaram então por uma política de resistência.

Como se vê, são curtas as referências mas bem elucidativas da acção contra o inimigo francês e o absolutismo de D. Miguel e seus partidários.