quinta-feira, 29 de abril de 2010

Galhardo Palmeira



Faleceu no passado dia 25, em Monte Gordo, onde residia, Joaquim Humberto Galhardo Palmeira, de 94 anos, natural de Tavira, freguesia de Santa Maria., tendo-se aposentado em 1987 por limite de idade como professor da Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Foi pároco de Alcoutim desde Setembro de 1944 até final de Junho de 1946.

Depois de ter abandonado a vida sacerdotal e ter casado, dedicou-se ao ensino particular transitando depois para o oficial.

O Dr. Galhardo Palmeira interessou-se sempre por Alcoutim e após a leitura do nosso trabalho, Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio (...) 1985, teve a amabilidade de nos escrever, carta da qual respigamos: Não tenho o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas tal circunstância não me impede de felicitá-lo pelo seu excelente trabalho de pesquisa e de recolha de dados históricos e tradicionais sobre Alcoutim. Acabo precisamente agora de ler o seu livro, que sinceramente muito apreciei.

Teve depois o cuidado de corrigir anomalias que encontrou, de uma maneira geral referentes à época em que paroquiou a freguesia e motivado por informações erradas que nos foram transmitidas.

Naturalmente que agradecemos as palavras que nos enviou e o precioso auxílio que nos prestou, possibilitando-nos as correcções que logo fizemos em vista de uma possível 2ª edição e onde naturalmente se indica a fonte.

Com este pequenino texto aqui prestamos a nossa homenagem ao Homem e Professor que foi o Dr. Galhardo Palmeira.