sábado, 29 de outubro de 2011

As Misericórdias do Algarve



Há muito que procurávamos obter este trabalho importante em qualquer biblioteca e em especial no Algarve.

Foi o primeiro livro em que lemos alguma coisa sobre Alcoutim e isto aconteceu em 1968 logo que foi publicado.

Devemos isso ao falecido António Maria Corvo que foi Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim e Provedor da Santa Casa da Misericórdia da mesma vila que teve a amabilidade de no-lo facultar para uma leitura que fizemos e de que retirámos alguns apontamentos que viemos a utilizar no primeiro trabalho que publicámos sobre Alcoutim.

Só agora nos foi possível vir a adquiri-lo através de um alfarrabista, voltar a ler o que consta sobre a Misericórdia de Alcoutim e igualmente dar uma vista de olhos para as outras existentes na antiga província do Algarve.

Com um formato de 19,8X27,3, de papel encorpado tem392 pp e está bem ilustrado com fotografias a preto e branco representativas dos edifícios onde as mesmas funcionam, das suas igrejas, imagens, alfaias religiosas, documentos importantes, etc.

O trabalho divide-se em cinco partes, “Misericórdias Citadinas”, “Misericórdias de Vilas”, “Misericórdias de Aldeias”, “Misericórdias sem Património Artístico” e “Misericórdia Extinta “(Cacela).

A Misericórdia de Alcoutim ocupa as páginas 195 a 205 nas quais se incluem quatro fotografias bem escolhidas e representativas: A fachada da Igreja, o desaparecido altar de pintura marmórea, o lintel da porta lateral e a pedra sepulcral de Martim Vilão de 1513.

No texto procura-se fazer a história da Misericórdia focando os seus períodos áureos e os de abandono.

São autores Maria Helena Mendes Pinto e Victor Ribeiro Mendes Pinto sendo a Edição do Ministério da Saúde e Assistência – Direcção - Geral de Assistência, Lisboa,1968.