terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hortelã da ribeira

[Com a devida vénia recolhida em http://plantasdecasa.blospot.com]

Não se poderá dizer que esta erva aromática tenha o mesmo nível de consumo que os coentros, orégãos ou mesmo poejos e isto para não falar na salsa ou na hortelã propriamente dita.

É conhecida por outros nomes mas no concelho de Alcoutim é este que impera.
Conheci-a por intermédio dos pescadores do Guadiana que muito a utilizavam nos seus vários tipos de caldeirada o que os tornam mais agradáveis.

A sua distribuição tem lugar na península ibérica, no sul de França e no Norte de África procurando locais próximos de águas correntes.
É indicada como muito usada no Algarve principalmente para temperar caldeiradas.
Muito recentemente fui convidado para um almoço e isto num monte da freguesia de Alcoutim.

O almoço foi coelho guisado em que notei um gosto especial. Solicitado o esclarecimento ao cozinheiro logo me foi dito que era da hortelã da ribeira que não dispensava neste e noutros pratos e que adquiria no mercado de uma vila do barrocal algarvio, onde reside.

A hortelã da ribeira (mentha cervina) vai escasseando na natureza devido ao facto de ser menos competitiva em relação a outras plantas do mesmo género e quando lhe destroem o seu habitat natural.

A floração ocorre entre Junho e Setembro. É útil plantar junto a tomatais e couvais pois afasta determinadas pragas prejudiciais.

Resiste bem a geadas e gosta de terrenos húmidos mas expostos ao sol devendo ser bem regada no Verão quanto cultivada.

Utiliza-se a tanto em verde como seca. Como é norma deve colher-se antes de florir para não perder os aromas. A reprodução mais aconselhável é por estaca ou divisão de rizomas. É atacada pelo oídio.