quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Monte Novo do Pereirão, o "monte" do moinho


[Vista geral do pequeno aglomerado. Foto JV, 2011]

Situa-se na cumeada do Pereirão a que foi buscar o nome, como fez o Pereirão, possivelmente o mais antigo e relacionado com uma herdade que pertenceu aos Condes de Alcoutim, a Casa Nova (do Pereirão) que terá vindo a seguir e o mais recente, daí o topónimo Monte Novo que igualmente foi buscar o nome da cumeada, PEREIRÃO.

Situa-se próximo da estrada asfaltada que atravessa toda esta zona da freguesia de Martim Longo, tendo por perto os Zorrinhos de Cima, o Monte da Estrada e o Monte das Mestras.

Devia ter sido electrificado quando foram os montes vizinhos e nota-se uma parabólica no telhado de um dos edifícios. Existe um furo municipal que fornece água ao domicílio.

É bem visível a horta que fornece os indispensáveis vegetais na alimentação.



[Moinho do Pereirão, o único em condições de funcionar, no concelho. Foto JV, 2011]

O monte é constituído apenas por dois fogos, quatro habitantes, dois casais, um em cada fogo, e nele vive o moleiro do único moinho de vento que ainda funciona no concelho de Alcoutim, o designado moinho do Pereirão, ainda que o moleiro e proprietário não exerça a profissão a tempo inteiro, constando-me mesmo que só produz farinha para o seu consumo.

Tanto o monte como o moinho encontram-se bem cuidados como demonstram as fotografias apresentadas que são recentíssimas (Agosto de 2011).

Do moinho podemos usufruir uma excelente vista.

RECTIFICÇÃO
Acabámos de receber o seguinte e-mail que pretende rectificar erro cometido neste texto. Sempre que possível recorremos a elementos escritos sobre a matéria, o que raramente acontece e muitas vezes recorremos a informações orais sempre susceptíveis de inexactidões.
Agradecemos sempre estas informações no sentido de melhorar a exactidão do texto e solicitamos sempre informações coplementares para o seu acrescentamento que uma vez feito terá sempre a indicação da origem.

O que ALCOUTIM LIVRE precisa é de colaboração, nem sempre conseguida por variados motivos.

Convidamos assim a Gracinda Guerreiro que conhece certamente muito bem os Zorrinhos de Cima, o que não acontece connosco, a escrever um texto sobre o monte que publicaríamos aqui com muito gosto e sem qualquer problema.

Com os nossos agradecimentos.

JV

Boa noite!
Eu Gracinda Guerreiro filha do moleiro e proprietário do moinho do Pereirão o senhor Herminio Guerreiro que mora nos Zorrinhos de Cima e não no monte do Pereirão com foi publicado, os casais que moram lá nada têm a ver com o moinho.
Muito obrigado

Gracinda Guerreiro