sexta-feira, 20 de abril de 2012

Guerras de 1336/1339 - Da política dos casamentos

D. Afonso IV casou a filha D. Maria com o rei de Castela, Afonso XI, em 1328.
A forma desumana como este rei tratava a rainha e posteriormente ter retido D. Constança, filha de um nobre que se lhe opunha, noiva destinada ao infante herdeiro do trono, D. Pedro, deu origem à declaração entre ambos de uma guerra que se desenvolveu com terríveis devastações nas fronteiras, com invasões, surtidas, escaramuças, incêndios, pilhagens e prisioneiros.

Abrangeu principalmente zonas fronteiriças, da Galiza ao Minho, da Andaluzia ao Alentejo, ao Algarve Oriental.

A pequena vila raiana devido à sua posição fronteiriça também foi cenário destas lutas conforme refere Rui de Pina na Crónica de D. Afonso IV e que transcrevemos: (...) El Rey de Castella (...) ajuntou consigo segundo se diz dez mil cavallos a fora muytas outras gentes de pé para danificar a Portugal, & por suas jornadas foy ter ao rio Guadiana onde correu por Alcoutim, o qual acharão ermo, & aly por pontes feytas com grandes lançadas nas barquas, & galés que mandou trazer, em hum dia passou toda a sua gente a Portugal, & dahy foy a Villa de Castromarim em que estava o convento primeyro da Ordem de Christo, & esteve sobre elle alguns dias, & por combates & afrontas que lhe der trabalhou polla tomar, & não pode, porque avia dentro homens de vergonha (...).



[Foto aérea de Castro Marim gentilmente cedida pelo Blogue A Terceira Dimensão - Fotografia aérea. http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt]

As guerras que duraram cerca de quatro anos e que incluíram também confrontos navais, terminaram por interferência do Papa Bento XII, assinando-se a paz em Sevilha a 10 de Julho de 1339 e isto já tendo em conta os rumores que corriam de novo ataque dos sarracenos para o qual os cristãos se deviam preparar.

NOTA
Para organizar este assunto, consultamos, entre outras, as seguintes obras:

História de Portugal, Fortunato de Almeida, 1945.
Dicionário de História de Portugal , Dir. de Joel Serrão.
História de Portugal, José Hermano Saraiva, 1993.
História de Portugal, Rui Ramos (coord.), 2009
Portugal Militar, Carlos Selvagem, (2ª Edição), 1994.