quinta-feira, 19 de abril de 2012

Guilhos



A Etnografia foi tema que começou tarde mas que se tem desenvolvido sendo um dos mais dinâmicos deste espaço.

Sabemos que igualmente é muito procurado não só por alcoutenejos pois os objectos e utensílios caíram em desuso na sua grande maioria e foram utilizados em várias regiões do país.

Guilho parece ser termo de origem espanhola o que pelos lados de Alcoutim não admira.

Era palavra que desconhecíamos e que a aprendemos na pequena vila do Guadiana.

Esta espécie de cunha em ferro e de variadíssimos tamanhos destina-se a partir a pedra em que o concelho de Alcoutim é abundante. Conforme o tamanho assim é o lugar de aplicação. Utilizam-se, simultaneamente, vários guilhos, alguns que ficam presos na rocha contribuindo deste modo para a abrir em lascas ou lâminas longitudinais.

O alcoutenejo recorria frequentemente ao seu uso para remover rocha de xisto, que apesar de fracturar em linhas longitudinais é necessário ter conhecimentos para o fazer.

No século passado havia homens que se “especializavam” nessa arte e eram requisitados para esses trabalhos. Muitos deles faziam muros de pedra solta, alguns dos quais ainda se mantêm, apesar dos anos decorridos. Fazer um muro de pedra solta requer a sua técnica e é muito diferente de o fazer argamassado.

Adquirimos estes conhecimentos ao assistir à abertura de uma “fossa”, pois era o único local disponível que o proprietário possuía para essa construção. O trabalho foi duro mas a técnica na utilização de guilhos e palancas levou-o de vencida.