domingo, 8 de março de 2009

Manuel Cabanas


Manuel dos Santos Cabanas, de seu nome completo, nasceu em Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, em 11 de Fevereiro de 1902.

Cedo iniciou a sua actividade política no Barreiro onde se radicou apenas com vinte anos e foi dirigente sindical ferroviário.

Participa no levantamento armado e por isso é preso em 8 de Fevereiro de 1927 quando o almirante Câmara Leme tentava sublevar a Escola de Torpedos da Armada.

Ligado aos meios socialistas da época participa em todas as acções de vulto da oposição democrática.

Faz parte do movimento grevista em 1934, do MUNAF (1943), do MUD (1945), das campanhas presidenciais de Norton de Matos (1948/49) e de Quintão Meireles (1951). Em 1958 participa activamente na campanha do General Humberto Delgado e sempre que a liberdade lhe permite nas campanhas eleitorais legislativas pela Oposição Democrática.

Sofreu por várias vezes a prisão sendo aposentado compulsivamente da CP em 1963 por razões políticas.

Foi funcionário da Ordem dos Advogados e professor do Ensino Técnico, acabando naturalmente por ser demitido em 1968 porque “era contrário aos altos interesses do Estado”.

Em 1973 ajuda a fundar o Partido Socialista. Depois do 25 de Abril, já septuagenário, tornou-se deputado do Partido Socialista na Assembleia da República.

Autodidacta, adquiriu através do seu estudo razoável formação intelectual, ajudada ainda devido ao convívio com grandes vultos do pensamento e das letras.

Artista plástico na área da xilografia que iniciou em 1937, a sua obra ficou fortemente marcada, como não podia deixar de ser, pelas suas concepções ideológicas. Nela abundam personalidades marcantes do pensamento e da ruralidade.

Foi sócio efectivo da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Desde jovem foi articulista na imprensa divulgando os seus ideais republicanos e socialistas.

Em 1974 doou o fundamental da sua obra artística e a sua colecção de arte ao Museu Municipal de Vila Real de Santo António, de que foi Conservador nos últimos anos de vida.

Em 1993 o Presidente da República, Dr. Mário Soares, descerrou um busto de bronze em Vila Nova de Cacela que perpetua a sua memória.

As obras que doou ao município encontram-se hoje no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.

Comendador da Ordem da Liberdade (1985) e da Ordem do Infante D. Henrique (1993)

Faleceu em Faro a 25 de Maio de 1995.

_____________________________________

http://pt.wikipedia.org/wiki
Manuel Cabanas, Vida e Obra, Luís Romão
Traços Biográficos de Manuel Cabanas, Carlos Bicas