EFEMÉRIDES
Dia?
1564 – Falece vítima do coice de um cavalo, o 3º Conde de Alcoutim, D. Miguel de Meneses.
Dia 1
1877 – Devido aos prejuízos causados pela Cheia do Guadiana de 1876, é deliberado pela Câmara acudir ao reparo da muralha que defende e resguarda a Igreja Matriz.
1897 – Nasce em Alcoutim o professor do Ensino Primário Oficial, Manuel José da Trindade e Lima, onde exerceu a sua profissão e foi Presidente da Câmara e Administrador do concelho.
Dia 3
1845 – Quarenta dos principais lavradores do concelho apresentam um requerimento na Câmara no sentido de poderem aceirar maior porção de terreno para assim poderem manter os seus rebanhos.
Dia 7
1391 – O rei dá instruções ao contador Silvestre Esteves para, através do sacador Gonçalo Ovelheiro, cobrar dívidas antigas nas Comarcas do Algarve e Entre Tejo e Guadiana, a fim de reparar o Castelo de Alcoutim que é fronteiriço e está despovoado. Obra a fazer por iniciativa do rei.
1998 – É inaugurada em Alcoutim a Casa da Cultura (Casa dos Condes).
Dia 8
1955 – Falece às primeiras horas da manhã na sua residência em Alcoutim, o Dr. João Francisco Dias que foi excelente clínico e cirurgião benemérito. Foi durante muitos anos Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
Dia 9
1877 – Data indicada numa placa toponímica referente à construção da Estrada Alcoutim-Pereiro.
Dia 10
1957 – Foi descerrado na vila de Alcoutim o busto do Dr. João Francisco Dias e de autoria do escultor F. Ferreira, adquirido por subscrição pública.
Dia 11
1943 – Falece em Alcoutim o médico Dr. José Pedro Cunha, concelho onde exerceu a sua actividade durante cerca de 40 anos.
Dia 12
1837 – Em sessão de Câmara determina-se que se fizesse saber ao rendeiro do ver da freguesia de Odeleite que não deve fazer a entrega de quantia alguma em virtude da mesma renda do cofre do extinto concelho de Castro Marim pertencer agora ao de Alcoutim.
Dia 14
1999 – Realiza-se na aldeia de Vaqueiros a 1ª Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco.
Dia 16
1524 – É morto em África, na luta contra os mouros, D. João de Noronha, Capitão de Ceuta e filho do 1º Conde de Alcoutim.
1883 – A Mina de antimónio das Cortes Pereiras encontrava-se novamente em laboração, dirigida certamente pelo cidadão inglês, James Henry Hoyle.
Dia 17
1883 – Forte trovoada na freguesia de Alcoutim, sendo um homem vítima de descarga eléctrica em casa de Manuel Gaspar, no monte dos Guerreirinhos.
1890 – Falece em Alcoutim com 80 anos, Pedro José Rodrigues Teixeira, natural de Giões e que foi durante quarenta e seis anos Secretário da Câmara Municipal, Administrador do Concelho, após a aposentação e Provedor da santa Casa da Misericórdia. Proprietário de, entre outras, das Herdades 1ª do Mosteiro e do Brejo. Era cunhado do Padre António José Madeira de Freitas (tio).
Dia 20
1520 – Foral Novo concedido a Alcoutim por D. Manuel, estando em Évora.
Dia 23
1883 – O “Gomes II” não pode fazer a carreira habitual em consequência da cheia do Guadiana.
Dia 26
1822 – Alvará que criou a Feira da Vila de Alcoutim.
Dia 28
1482 – É nomeado por mercê de D. João II, Escrivão das Sisas de Alcoutim, Martim Gonçalves Carneiro.
Dia 30
1841 – António José Madeira Barros, por Carta de D. Maria II, é nomeado professor proprietário e vitalício da cadeira de ensino primário em Alcoutim e
Pedro José Rodrigues Teixeira é nomeado por da mesma Soberana, Secretário da Câmara Municipal de Alcoutim.
Dia 31
1371 – Assinatura do Tratado de Paz em Alcoutim, entre D. Fernando e D. Henrique II de Castela.