domingo, 1 de março de 2009

Mês de Março

EFEMÉRIDES

Dia?
1564
– Falece vítima do coice de um cavalo, o 3º Conde de Alcoutim, D. Miguel de Meneses.


Dia 1
1877 –
Devido aos prejuízos causados pela Cheia do Guadiana de 1876, é deliberado pela Câmara acudir ao reparo da muralha que defende e resguarda a Igreja Matriz.

1897 – Nasce em Alcoutim o professor do Ensino Primário Oficial, Manuel José da Trindade e Lima, onde exerceu a sua profissão e foi Presidente da Câmara e Administrador do concelho.

Dia 3
1845
– Quarenta dos principais lavradores do concelho apresentam um requerimento na Câmara no sentido de poderem aceirar maior porção de terreno para assim poderem manter os seus rebanhos.

Dia 7
1391
– O rei dá instruções ao contador Silvestre Esteves para, através do sacador Gonçalo Ovelheiro, cobrar dívidas antigas nas Comarcas do Algarve e Entre Tejo e Guadiana, a fim de reparar o Castelo de Alcoutim que é fronteiriço e está despovoado. Obra a fazer por iniciativa do rei.

1998 – É inaugurada em Alcoutim a Casa da Cultura (Casa dos Condes).

Dia 8
1955
– Falece às primeiras horas da manhã na sua residência em Alcoutim, o Dr. João Francisco Dias que foi excelente clínico e cirurgião benemérito. Foi durante muitos anos Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Dia 9
1877
– Data indicada numa placa toponímica referente à construção da Estrada Alcoutim-Pereiro.

Dia 10
1957
– Foi descerrado na vila de Alcoutim o busto do Dr. João Francisco Dias e de autoria do escultor F. Ferreira, adquirido por subscrição pública.






Dia 11
1943
– Falece em Alcoutim o médico Dr. José Pedro Cunha, concelho onde exerceu a sua actividade durante cerca de 40 anos.





Dia 12
1837 –
Em sessão de Câmara determina-se que se fizesse saber ao rendeiro do ver da freguesia de Odeleite que não deve fazer a entrega de quantia alguma em virtude da mesma renda do cofre do extinto concelho de Castro Marim pertencer agora ao de Alcoutim.


Dia 14
1999 –
Realiza-se na aldeia de Vaqueiros a 1ª Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco.

Dia 16
1524 –
É morto em África, na luta contra os mouros, D. João de Noronha, Capitão de Ceuta e filho do 1º Conde de Alcoutim.

1883 – A Mina de antimónio das Cortes Pereiras encontrava-se novamente em laboração, dirigida certamente pelo cidadão inglês, James Henry Hoyle.

Dia 17
1883
– Forte trovoada na freguesia de Alcoutim, sendo um homem vítima de descarga eléctrica em casa de Manuel Gaspar, no monte dos Guerreirinhos.

1890 – Falece em Alcoutim com 80 anos, Pedro José Rodrigues Teixeira, natural de Giões e que foi durante quarenta e seis anos Secretário da Câmara Municipal, Administrador do Concelho, após a aposentação e Provedor da santa Casa da Misericórdia. Proprietário de, entre outras, das Herdades 1ª do Mosteiro e do Brejo. Era cunhado do Padre António José Madeira de Freitas (tio).




Dia 20
1520
– Foral Novo concedido a Alcoutim por D. Manuel, estando em Évora.






Dia 23
1883
– O “Gomes II” não pode fazer a carreira habitual em consequência da cheia do Guadiana.






Dia 26
1822 –
Alvará que criou a Feira da Vila de Alcoutim.







Dia 28
1482 –
É nomeado por mercê de D. João II, Escrivão das Sisas de Alcoutim, Martim Gonçalves Carneiro.

Dia 30
1841
– António José Madeira Barros, por Carta de D. Maria II, é nomeado professor proprietário e vitalício da cadeira de ensino primário em Alcoutim e
Pedro José Rodrigues Teixeira é nomeado por da mesma Soberana, Secretário da Câmara Municipal de Alcoutim.

Dia 31
1371
– Assinatura do Tratado de Paz em Alcoutim, entre D. Fernando e D. Henrique II de Castela.