quinta-feira, 12 de março de 2009

Rua D. Sancho II na Vila de Alcoutim



Esta fotografia que representa parte da Rua de D. Sancho II foi tirada em Junho de 1973, pelo que já tem uns anitos.

Rua medieval, dos primórdios da vila, chamou-se em tempos recuados Rua das Portas de Tavira, já que era nela que se situavam as portas da muralha que serviam um caminho em direcção àquela cidade e daí o nome.

As Portas ficavam junto às escadas que nos levam por velha viela à Capela de Nª Sª da Conceição que era resguardada pela muralha que ladeava o referido acesso.

Dali para cima era considerada a parte nova da vila de construções notoriamente mais modernas.

Estando as Portas em ruínas em 1877, acabaram por ser apeadas e a placa epigráfica que nelas existia, colocada na muralha da igreja matriz, onde ainda hoje se encontra.

Nesta rua a Represália, instituição estatal, possuía os seguintes bens que foram aforados:- Uma casa pela qual em 1833 pagava foro Isabel Martins, viúva de Vicente Luís Marques, e uma morada cujo foro era pago em 1833 por Bartolomeu Vaz que o veio a remir em 1872. Nessa altura a rua tinha a designação de Rua Portas de Tavira(1).

Esta casa é a que confronta com as escadinhas, do lado exterior da muralha.

Os foros da Represália venciam-se a 20 de Outubro de cada ano.

Esta rua foi pavimentada de novo durante a presidência de Luís Cunha.
_______________________________

NOTA – (1) Livro Mod 1-A de Registo de rendas dos prédios e juros de capitais pertencentes à Fazenda Nacional, no concelho de Alcoutim - Termo de abertura datado de 13.03.1867