quinta-feira, 29 de julho de 2010

Álvaro Cunhal - sete fôlegos do combatente -Memórias


O Escaparate de hoje tem plena justificação visto o autor, Carlos Brito, ser um filho adoptivo de Alcoutim desde tenra idade.

Numa realização de Edições Nelson de Matos, em formato de 15,5X23 cm, comporta 381 páginas contendo algumas fotografias a preto e branco que fazem parte da História do País e como não podia deixar de ser do PCP.

O trabalho, que acabei de ler, divide-se em três partes:- O LÍDER NA REVOLUÇÃO, O REVOLUCIONÁRIO NA DEMOCRACIA e CARISMA E SINGULARIDADES.

Carlos Brito, que privou e acamaradou com Álvaro Cunhal durante longo período, pelo que admito, será uma das pessoas que melhor o conheceu.

Confesso que depois da leitura mantive praticamente a mesmo opinião que tinha sobre o histórico “leader” do PCP, até porque já lera Foi assim, de Zita Seabra, isto apesar de para mim serem livros completamente diferentes.

Por outro lado vou lendo espaçadamente “Álvaro Cunhal, uma biografia política” de José Pacheco Pereira.

São curiosos e interessantes alguns episódios narrados e bem demonstrativos, penso, da personalidade do político.

Estou certo que este livro irá ser, junto a tantos outros, um importante depoimento para ajudar a analisar e compreender Álvaro Cunhal, o que acontecerá no decorrer dos tempos.

Daqui saudo Carlos Brito por mais este seu trabalho, talvez o mais emblemático.