domingo, 18 de julho de 2010

D. João de Noronha, filho secundogénito dos 1ºs Condes de Alcoutim

Pequena nota
Na rubrica CONDES (de Alcoutim) e onde incluiremos os dados a eles relativos (já foram publicadas pequenas notas biográficas sobre os seis existentes) e os seus descendentes que mais se notabilizaram.
Depois de D. Leonor de Noronha, referiremos hoje em nota breve o seu irmão mais velho, D. João de Noronha.

JV

[Catedral de Ceuta]

O segundo filho de D. Fernando de Meneses e de D. Maria Freire de Andrade, 1ºs Condes de Alcoutim, foi D. João de Noronha que teria nascido cerca de 1485.

Era irmão do 2º Conde de Alcoutim, D. Pedro de Meneses.

Foi destinado à carreira militar tendo servido no Norte de África como capitão de Ceuta que governou com grande reputação entre 1522 e 1524 e na ausência do irmão, notabilizando-se como guerreiro o que era próprio da sua estirpe.

Veio a perder a vida com cerca de 40 anos em luta com os mouros a 16 de Agosto de 1524.

Levado o seu corpo para a cidade, foi sepultado na sua Catedral.

Foi precedido nessas funções de Governador da Praça por Gomes da Silva de Vasconcelos e sucedido por seu irmão, D. Pedro de Meneses, 3º Marquês de Vila Real e 2º Conde de Alcoutim.

Apesar de não ter casado, deixou dois filhos bastardos, D. Antão de Noronha que foi criado em Ceuta e veio a ser o 9º vice-rei da Índia e D. André de Noronha que seguiu as letras, estudando em Coimbra tornou-se Reitor da mesma Universidade e Bispo de Portalegre de que tomou posse em17 de Julho de 1560.

________________________

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, António Caetano de Sousa, Ed. QuidNovi/Público – Academia Portuguesa da História, Vol. V, pp 120 e 146.

Wikipédia, a enciclopédia livre.