sexta-feira, 16 de julho de 2010

Origens de um lugar comum

[Afonso Vicente, vista geral. Foto JV, 2009]

Tanto na imprensa regional (quando isso era viável), como em livros, revistas e agora no ALCOUTIM LIVRE, temos tentado dar a conhecer naquilo que nos é possível a história e as “estórias” das pequenas povoações do concelho de Alcoutim, algumas bem pequenas e outras já despovoadas e em ruína acelerada.

Acontece que por meados do século passado, os naturais começaram a abandonar os montes procurando melhores condições de vida, o que faziam principalmente para a periferia de Lisboa e Setúbal e depois para o litoral algarvio.

Quando muito levavam consigo feita a Instrução Primária (4ª classe), que obtinham muitas vezes à custa da deslocação a pé de quilómetros diários, à escola mais próxima.

Alguns, nomeadamente os mais novos, aproveitaram as melhores condições de vida para se cultivarem e instruírem obtendo mesmo cursos superiores – honra lhes seja feita.

Sabem os nossos leitores que destes homens e mulheres, saídos do mesmo ”monte”, dos seus filhos, SETE fizeram a licenciatura em medicina e alguns a especialidade?

Na nossa óptica é uma curiosidade interessante e por isso a referimos.

Nenhum pretendeu exercer a actividade profissional no concelho de origem de seus pais, pois os projectos de vida a que se propunham não passavam naturalmente por aí.

Na cerca de uma centena de montes espalhados por todo o concelho, haverá algum caso curioso como o que acontece em AFONSO VICENTE?

Temos o privilégio de conhecer e ter bom relacionamento com três deles, dois ainda bem jovens.

Que continuem a visitar o monte das suas raízes, são os nossos votos.