domingo, 19 de setembro de 2010

Armamar, terra e gente



São 392 as páginas de 16,8 X 24 cm que constituem esta monografia editada pela Câmara Municipal, 1999 e recentemente chegada às minhas mãos por gentil oferta do seu autor, J. Gonçalves Monteiro e valorizada por amável dedicatória.

Constitui um exaustivo trabalho dividido em nove partes onde tudo se encontra sobre a vila e freguesias rurais, em todos os seus aspectos: geográfico, físico, económico, histórico, etnográfico, monumental, demográfico, eu sei lá, de tudo aqui encontra descrito com rigor e objectividade.

Verdade seja que o concelho é rico em todos estes parâmetros. Igrejas e capelas, casas solarengas tão próprias do norte de Portugal são algumas das partes que já li valorizando o meu conhecimento. Só figuras ilustres são apresentadas 32, por isso, uma lista exaustiva que abrange naturalmente várias actividades e que engloba personalidades desde o século XVI aos nossos dias. Ainda que o livro seja fortemente ilustrado com fotografias a cores, reparei que nenhuma existe destes ilustres filhos da terra.

A leitura que iniciei no mês de Agosto está longe de ser concluída visto serem muitos os assuntos que merecem atenção redobrada.

É de excelente papel e cuidada ilustração, credibiliza o seu autor e honra a Câmara Municipal, que a editou.

Esta monografia veio enriquecer a minha colecção e com a sua leitura e consulta dá-me pistas e sugestões para novas abordagens.

Uma pequena nota final para dizer que foi o ALCOUTIM LIVRE que me levou ao autor do trabalho, o nosso já amigo J. Gonçalves Monteiro que acaba por ter alguma ligação ao concelho de Mértola.