quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A internet e Alcoutim



Nestas últimas três semanas, o ALCOUTIM LIVRE, como os leitores mais assíduos repararam, não teve o número de “postagens” que é habitual.

Várias razões existiram para que isso tivesse acontecido e que vamos partilhar com o leitor.

Em meados do mês passado fomos até um monte próximo de Alcoutim e onde com regularidade nos deslocamos, agora, por motivos vários, mais espaçadamente.

Temos energia eléctrica, fornecimento de água ao domicílio, mas não temos rede de esgoto, já que o dinheiro não chega para tudo. O sinal das redes de telemóvel só chega a alguns locais e mesmo assim com frequentes interrupções. Consequentemente a banda larga sofre dos mesmos males.

Para usar o nosso portátil temos de percorrer 8 ou 16 km com a agravante da bateria já reter pouca carga.

Se temos a vantagem de poder referir alguns eventos que vão tendo lugar nesta época do ano, o que proporciona aos visitantes uma leitura diferente, é verdade também que as altas temperaturas verificadas na zona provocam uma certa indolência e não possibilitam o descanso que desejamos e que a nossa idade já necessita.

Ainda que nos acompanhe a nossa base informática de consulta, seria impossível levar connosco a documentação em papel constituída por apontamentos ainda escritos manualmente ou à máquina de escrever, recortes de jornais, revistas e livros e ainda o grande número de fotografias por digitalizar.

Por outro lado, existe menos disponibilidade, pois há outras solicitações de vários tipos.

Aproveitamos a oportunidade para conhecermos melhor o concelho, fotografar novos recantos e objectos ou utensílios caídos em desuso quando é possível desencantá-los numa “arramada”, num telheiro ou numa arrecadação. Além da fotografia é necessário recolher a informação a eles referente, “peneirá-la”,pondo-a em confronto com o que encontramos em dicionários e livros da especialidade.

Esta pequena explicação é devida aos nossos leitores, pois são eles que justificam a existência do ALCOUTIM LIVRE.

Se os visitantes / leitores deixarem de procurá-lo, saberemos dar-lhe o destino que merece.

Caro visitante/leitor, nem tudo o que luz é oiro como diz o povo na sua sabedoria.

Se encontra coisas boas no concelho de Alcoutim, é uma verdade indesmentível, mas olhe que existem “coisas” que nos são encobertas e que são bastante desagradáveis.