terça-feira, 7 de setembro de 2010

A palavra sexta à noite



A chamada Biblioteca da Casa dos Condes tem vindo a organizar, nalgumas 6ªs feiras, à noite, conversas subordinadas a determinados temas e para as quais convida alguém que de uma maneira informal fale sobre o tema proposto para que se possa estabelecer algum diálogo entre os assistentes, todos aqueles que queiram comparecer.

Acontece que assistimos à primeira realizada há uns meses atrás pois na altura encontrávamo-nos no concelho de Alcoutim.

A última teve lugar no passado dia 27 de Agosto e tinha por abordagem LENDAS “Mito, Conto, Fábula ou Romance?
Fizeram-nos o convite afirmando eu que se nada de anormal se passasse teríamos muito gosto em estar presente.

Destinado o dia a uma banhoca nas temperadas águas de Monte Gordo e quando lá nos encontrávamos, toca o telemóvel, do outro lado uma voz amiga pergunta-nos se efectivamente iríamos estar presente, o que confirmámos, de seguida solicita-nos uma pequena intervenção sobre o assunto, proposta para a qual a nossa primeira reacção recusar, visto o convite ter sido feito no próprio dia e umas horas antes, sem ter tempo de planificar, ainda que pequena, a nossa intervenção.

Trantando-se da Dª Cristina Ahrens e do Carlos Barão, responsáveis pelo evento, não podiamos dizer NÃO e só eles nos levariam a aceitar tal compromisso pois têm sido sempre simpáticos para connosco.



Foi lida por um dos participantes, com ênfase, a obra de Alexandre Herculano, “A dama Pé de Cabra”.
Seguidamente coube-nos a nós dizer algo sobre as lendas de Alcoutim.

Após breves considerações sobre a temática, escolhemos duas por nós recolhidas. A do Pezinho de Nossa Senhora, com implantação nas proximidades da vila e que os mais idosos conhecem bem, da vila e dos montes circunvizinhos, mas que aos jovens passa completamente despercebida.



A outra que escolhemos, bem diferente da primeira, tem um sentido profano e contornos pouco definidos. É conhecida pela Saia Curta da Pateira e tem desenvolvimento entre os montes de Afonso Vicente e das Cortes Pereiras.

Além de outras, estas duas lendas já foram publicadas no ALCOUTIM LIVRE como é do conhecimento dos nossos leitores mais assíduos.



Seguiu-se depois uma pequena rábula, com incidência em situações locais, interpretada por três elementos e que fez rir a assistência.

Houve ainda a leitura de um texto pela própria autora, tecendo várias considerações sobre o assunto em questão.

Passaram-se assim uns momentos de convívio educativo e salutar. [Aspecto da assistência. Foto de CA]