sábado, 15 de setembro de 2012

Cama de ferro tipo "hospital"


É assim designado este tipo de cama simples por ser o usado nos hospitais, que sem variar no aspecto, veio a ser modificado nas suas estruturas, a fim de facilitar a vida aos doentes e profissionais de saúde proporcionando articulações desejadas.

Sempre me lembro de as ver pintadas de branco, possivelmente a cor mais adequada à sua missão. Talvez por este motivo, a cor tivesse sido seguida por quem as adquiriu para servirem em suas casas, como ainda hoje se pode verificar nos exemplares com tendência a desaparecer.

Havia uma técnica para o seu embelezamento.

Quando a pintura, com o decorrer do tempo, começava a deteriorar-se era necessário renová-la. Para o efeito, raspava-se por vezes com o auxílio de um maçarico a petróleo.

Limpeza feita, era a altura de aplicar a primeira camada de tinta que servia de aparelho. Depois de secar, aplicava-se a segunda e era então que, ainda húmida, se acendia uma vela de estearina, cuja chama se ia passando como se desejava junto da pintura recente que absorvia o tisnado produzido pela chama dando-lhe um tom cinzento em vários locais, conforme a habilidade de quem a aplicava.

Estas camas, que nos hospitais eram só de um corpo, como a que a foto apresenta, nas habitações alcoutenejas havia-as, tal como as outras, nas três medidas estandardizadas, ou seja, de um corpo, de corpo e meio e de casal.

“Cabeceira” e “pés” iguais, existindo também o apetrechamento nos quatro pés de rodinhas de ferro móveis para fácil deslocação.