quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Homenagem ao Dr. João Lopes Dias

Pequena nota
Devido a dificuldades encontradas no concelho de Alcoutim e a nível de internet, só hoje foi possível a publicação deste texto de autoria do nosso colaborador Gaspar Santos.
JV




Escreve

Gaspar Santos



Ontem, 5 de Setembro, muitos Alcoutenejos e amigos vindos de outros lugares tiveram ocasião de prestar homenagem ao Dr. João Lopes Dias no dia em que completaria 80 anos.

A sessão foi realizada pelas 21 horas no largo em frente ao mercado que se passou a chamar Praça Dr. João Lopes Dias.

 A viúva Dr.ª Victória Cassinelo Dias descerrou a placa toponímica.A cerimónia começou pela apresentação em ecrã gigante dos principais momentos da vida do homenageado.

A seguir o seu grande amigo Carlos Brito leu um emocionado elogio.

 Em representação da família João Cassinelo Dias, além de recordar o pai, leu um texto que este escrevera e não chegou a ler quando em 1996 foi agraciado pela Câmara Municipal de Alcoutim com a medalha de mérito municipal.

O Presidente Francisco Amaral encerrou a sessão evocando com saudade o homenageado seguindo-se um momento musical. Tanto pelo que referiram os oradores como pelas palavras que deixou escritas em 1996 recordámos emocionados o Homem sensível, amigo, inteligente, com enorme paixão por esta terra que o viu nascer.