sábado, 8 de setembro de 2012

O "Escaparate" e o seu movimento


 
Nesta pequena análise que vamos fazer sobre esta rubrica do nosso espaço, tomamos em conta os dados que obtivemos em 28 de Agosto último quando o tema já tem 93 mensagens.

Pelo nosso ponto de vista, consideramos importante tê-la criado pois assim damos indicações a quem procure ler ou consultar assuntos sobre Alcoutim e de uma maneira geral sobre o Algarve.

Não significa isto que todas as mensagens obedeçam a estes parâmetros pois de vez em quando por razões que nos assistem incluímos obras de carácter geral ou pessoal.

Duas pessoas chamaram-me a atenção para o interesse que a rubrica representa pois ambas, da área da investigação e com obra publicada, ainda que estejam no seu início, têm obtido nesta rubrica informações que lhe são úteis.

É fácil compreender que é dos temas menos procurados pelos nossos visitantes / leitores.

Tal como fizemos na análise anterior vamos indicar os cinco mais visitados:

1º - TESOUROS DO ARTESANATO PORTUGUÊS (30.11.2011)

2º - DICIONÁRIO DO FALAR ALGARVIO (10.03.2010)

3º - A GUERRILHA DO REMEXIDO (13.03.2011)

4º - HISTÓRIA DE PORTUGAL – X VOLUME – (1890-1910) (11.06.2010)

5º - HUMBERTO DELGADO (31.03.2009)
 
O 1º lugar é ocupado com uma obra genérica e que engloba como então dissemos aspectos do artesanato alcoutenejo. O 2º é mesmo sobre todo o falar típico algarvio um excelente trabalho que todos os algarvios deviam conhecer.

A 3ª posição é ocupada por um trabalho que se pode considerar sobre o Algarve ainda que tenha umas incursões no Baixo-Alentejo.

Ainda que o X Volume da História de Portugal de Veríssimo Serrão refira dois factos sobre Alcoutim não me parece o mais significativo de toda a monumental obra.

Por último temos “a prova provada” que se justifica de vez em quando referir obras que nada tem a ver com Alcoutim mas que são excelentes trabalhos como é o caso da biografia bem alargado do General Humberto Delgado, uma FIGURA NACIONAL.

Aqui fica esta informação com os comentários que os números nos sugeriram.