terça-feira, 15 de janeiro de 2013

D. CATARINA D `EÇA, NETA DOS 1ºs CONDES DE ALCOUTIM

Pórtico da Igreja dos Loios, Évora

Neta dos 1ºs Condes de Alcoutim visto ser filha de D. Afonso de Noronha, 4º filho do casal, que foi o 5º Vice-rei da Índia e que casou com D. Maria d `Eça.

Devia ter nascido por volta de 1550 e foi dama da rainha D. Catarina, mulher de D. João III.

Foi a última filha do casal.

Quando o pai governava Ceuta em nome de seu irmão, D. Pedro de Meneses, 2º Conde de Alcoutim e consequentemente seu tio, que serviu com grande préstimo, conseguindo gloriosas acções de armas, foi chamado por D. Afonso V ao Reino em finais de 1547.

Ordenou-lhe este que deixasse sua mulher, D. Maria d`Eça, a governar aquela Praça, em sua substituição, tal o conceito em que a tinha.

D. Catarina veio a casar com D. Rodrigo de Melo, que por morte de seu irmão passou a ser o filho mais velho do 2º Marquês de Ferreira, o que veio levantar algumas questões sucessórias entre ele e o sobrinho, filho do seu irmão mais velho que tinha falecido.

D. Rodrigo de Melo acompanhou D. Sebastião na desastrosa batalha de Alcácer-Quibir onde se bateu com ardor.

Veio a morrer de uma bala que lhe entrou pela boca a 4 de Agosto de 1578.

Entretanto, tinha falecido D. Catarina d `Eça. que foi buscar o nome à mãe e não ao pai, em 1573 segundo o epitáfio sepulcral que se encontra na Igreja de S. João Evangelista (Lóios) em Évora, local construído para receber os Melo.

Da ligação nasceu D. Francisco de Melo que morreu criança.

_____________________________________

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, António Caetano de Sousa, Edição QuidNovi/Público – Academia Portuguesa da História, 2007.

Brasões da Sala de Sintra, Anselmo Braamcamp Freire, IN-CN, 1996.