quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FORQUILHA DE MADEIRA

Este utensílio agrícola indispensável nas antigas eiras, com a mecanização da debulha verificada no concelho de Alcoutim em meados do século passado, praticamente, deixou de existir.Hoje, poucos haverá pendurados e sem qualquer uso num palheiro desactivado ou em qualquer outra arrecadação, olhados por quem os conheceu na sua utilização, faz recordar tempos passados.

A forquilha de madeira (também a havia em ferro como já aqui apresentámos), era constituída por uma haste a chamada cabo que se liga a um pedaço de madeira de cerca de dois palmos de comprido a que se chama coração e no qual se fixam pelo menos três dentes, igualmente de madeira. A variação do número de dentes tem a ver com vários factores, principalmente, com o tamanho do coração.

Na sua feitura eram utilizadas madeiras resistentes, como o azinho no cabo e no coração e o zambujo para os dentes incrustados na peça do meio através de orifícios feitos com um trado, ferramenta muito utilizada nestas zonas.

Era trabalho destinado ao abegão, mas havia quem se ajeitasse a fazê-los para o seu serviço.

Utilizava-se na debulha dos cereais, nas eiras, para espalhar o material, o que também se fazia com o forcado depois remexia-se a palha com o fim de a separar do trigo.